Star Citizen: Derek Smart exige que Chris Roberts renuncie

#Artigo Publicado por jcrg99, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kZXJla3NtYXJ0Lm9yZy93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wNy9zdGFyLWNpdGl6ZW4tY2FyZC5qcGc=

"Prestação de contas está vindo, vai ser rápida, repentina e decisiva"

Assim se resume os avisos e ações que vem sendo tomadas por Derek Smart, conhecido e polêmico desenvolvedor, que vem levantando uma bandeira por mais transparência e respeito ao consumidor, com o visível desrespeito, falta de comprometimento com suas promessas, do time da Cloud Imperium Games, que está desenvolvendo, via fundos totais de jogadores, o MMO Space Sim Star Citizen.

IMAGEaHR0cDovL2k0MC50aW55cGljLmNvbS85Nmt6OXUuanBn

A campanha de marketing e vendas da CIG (ao qual tentam recaractarizar como "financiamento de desenvolvimento", embora tenha anunciado no passado que já possuia todo o dinheiro necessário para completar o game e entregar com tudo que sonhavam colocar - 6 milhões de dólares, e eles já tem agora mais de 85 milhões de dólares), é marcada por várias mensagens enganadoras, conhecidas como "bait-and-switch".

IMAGEaHR0cHM6Ly9jZG4xLnZveC1jZG4uY29tL3RodW1ib3IvbFgtdEZiU3RUXy1mSTdDNjl3OWdKNGhCSUlnPS9jZG4wLnZveC1jZG4uY29tL3VwbG9hZHMvY2hvcnVzX2Fzc2V0L2ZpbGUvMzg3Njk4Ni9TY3JlZW5zaG90JTIwMjAxNS0wNy0xNSUyMDExLjQwLjEwLnBuZw==

O time sempre trouxe alguma desculpa embora repletas de muitas palavras, algumas tentativas de detalhar problemas técnicos, mas em geral se resumiam em indefinições e apenas pedindo confiança, para tentar justificar tudo e tentando evangelizar o público para que aceitassem suas decisões de mudanças desnecessárias/opcionais para a entrega do que foi prometido, que incluia serviços, exclusividades e o produto final, o jogo virtual e outros itens físicos inclusive, dentro do prazo de contrato, ignorando totalmente aqueles consumidores que não aprovavam as mudanças, ou não aceitariam esperam muito mais, decisões que refletiram na quebra do contrato por parte da empresa.

IMAGEaHR0cDovL3ByZTA2LmRldmlhbnRhcnQubmV0LzczNmIvdGgvcHJlL2YvMjAxMy8wNzUvMi8yL3N0YXJfY2l0aXplbl9fX3JvYmVydHNfc3BhY2VfaW5kdXN0cmllc19zaGlwX3VpX2J5X3pfZGVzaWduLWQ1eTd4MW0uanBn

Agora, depois de quebrar o contrato sem justificativa que possa ser coberta legalmente, e sim, apenas para aparentemente justificar mais tempo para vender mais naves (que variam de 3 a 33 vezes o preço da cópia do jogo - algumas por 2500 dólares foram vendidas, embora inexistentes e sem previsão de entrega, para também jogar num jogo que também não tem previsão de entrega e já passou em 8 meses sua previsão inicial), ainda assim, a empresa resolveu usar tal contrato para justificar algumas das suas ações extremamente abusivas ao consumidor.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL1ExRm1VRjEuanBn

A mais polêmica e atual, foi que após Derek Smart fazer algumas exigências a empresa, visando negociação para evitar um processo legal de outros backers ou envolvimento de órgãos governamentais como FTC e IRS, e mesmo fazendo isso em seu próprio blog, e não no site da CIG ou em seus forums, a empresa simplesmente baniu Derek e fez o refund sem ele sequer pedir.

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2VRcUh5TUUucG5n

Questionada pela PC Gamer, a empresa alegou que Derek Smart havia usado os fórums da CIG para promover seu próprio jogo "Line of Defense" e ao mesmo tempo criticar Star Citizen. O que ficou comprovado ser apenas mais uma mentira da empresa. Mais tarde, ela anunciou que realmente Derek Smart não havia usado seus fórums, mas que ainda assim, acredita que estaria em seu direito de baní-lo.

IMAGEaHR0cDovL2Nkbi5ha2FtYWkuc3RlYW1zdGF0aWMuY29tL3N0ZWFtL2FwcHMvMjY2NjIwL2hlYWRlci5qcGc/dD0xNDM1MzUxMTc4

Derek Smart, em seu mais novo artigo nomeado "Justiça Interestelar", rebateu as acusações de que estaria promovendo seu jogo. Frisou novamente que o que está fazendo é em nome de backer que o vem contactando diante dos abusos da CIG perante os direitos do consumidor, e também, pelos impactos negativos que o projeto, aparententemente com sérios problemas e possível corrupção com o dinheiro adquirido, que a empresa insiste em encobrir e/ou se recusa a provar o contrário, o que levanta suspeitas ainda maiores.

IMAGEaHR0cDovL2p1bXBwb2ludHRlcnJhLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wOS9NTV9TcGFjZV9DaXRpemVuX2dhbWUtMS5qcGc=

Além disso, a empresa, embora usando o contrato, já fajuto para qualquer tribunal em que for desafiado, diante das obviedades, para banir e justificar suas ações como negar refunds, acabou por ela mesmo, mais uma fez, ferir as regras de tais contrato, divulgando para o público, as razões do banimento de Derek Smart, e ainda o denegrindo, e, indiretamente, conclamando os fãs incondicionais do jogo a continuarem uma campanha de perseguição e "assassinato de carater", como disse Derek, para tentar silenciá-lo e as pessoas não o escutarem. Fãs estes que Derek denominou como um verdadeiro "culto".

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2NHWDZMZGguanBn

As requisições originais de Derek Smart, que foram respondidas com banimento ao invés de respostas e ações transparentes para prová-lo errado e evitar grupos entrarem com processo judicial ou demandas instigarem os órgãos governamentais a investigar a empresa, foram as seguintes:

- Mostre detalhes completo de como o dinheiro foi ganho e como vem sendo gasto (viagens com jato particular? nós queremos ver isto), (dinheiro em contas de bancos externos? nós queremos saber sobre isto). Permite um contador investigativo independente, contratado por backers, vir e fazer uma auditoria. Isto é prática padrão em relacionamentos desenvolvedor-publicador. Então, Chris Roberts, você sabe como funciona;

- Mostre o estado verdadeiro do projeto em termos do que é esperado para ser entregue e quando. Permita um Produtor Executivo independente, contratado por backers, vir e fazer uma revisão do projeto para ter uma imagem real do estado do jogo, tal que nós saibamos quando é provavel que ele veja a luz do dia - se jamais;

- Mostre a verdadeira timeline para completar o projeto. Conforme acima;

- Monte uma página oferecendo refunds para todos aqueles que solicitarem um. O TOS vai ser a primeira coisa atacada em um processo judicial. Não é provável que sobreviva ao desafio legal. Mais, a FTC vai jogar aquilo fora de qualquer jeito, então é isso.

- Admita, sem incertezas, e se desculpe por ter aumentado o escopo do projeto desde a campanha original e pare com todas as atividades de crowd-funding até que uma parte mais completa e dimensional do jogo - como originalmente vendido em 2012 - seja entregue para os backres que pagaram por ele. Em outras palavras, PARE de vender items virtuais e tomar dinheiro por vaporware.

- Explique os problemas de nepotismo associados com contratar membros da família desqualificados para liderar partes-chave deste projeto crowd-funded. Neste sentido, explique quais são os benefícios de a) promover seu irmão para uma posição de Produtor Executivo, oposto a contratar um (com a saída de Alex Mayberry) que tenha a experiência compatível com a posição. Também quais novos benefícios (aumento de salário, parte nos lucros, etc.) que ele tem acesso agora.

b) contratar alguém, sua esposa, para uma posição que ela é aparentemente desqualificada para ocupar. E por que executivos mais experientes não foram colocados nesta posição. Especialmente desde que o departamento tem pessoas, mais experientes e mais qualificadas para fazer o trabalho e ao invés disso, estão respondendo para ela, e naturalmente, ela ganha mais, pela posição.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy53bmQuY29tL2ZpbGVzLzIwMTQvMDUvSVJTYnVpbGRpbmcuanBn

Derek ainda adicionou que Chris Roberts deveria endereçar estas questão não em formato de discurso religioso como é seu hábito, mas formalmente e de forma clara, sem vídeos ou shows. Ainda sugeriu até o nome do funcionário de Roberts que poderia ajudá-lo a fazer isso.

Caso não o fizesse, seria uma mostra de que não se importa com nada e, sendo assim, ele, Derek, não iria fazer esforço para evitar ações de jogadores e de órgãos governamentais contra a CIG, e, pelo contrário, os ajudaria.

A resposta para estas demandas, já explicadas acima, foram o banimento de Derek Smart e seu refund não solicitado.

IMAGEaHR0cHM6Ly9pbWcueW91dHViZS5jb20vdmkvRlJKelVrajVJdFEvMC5qcGc=

Já agora no novo comunicado, Derek Smart fez novas exigências, desta vez diretamente direcionando-as a Chris Roberts e sua esposa, VP de Marketing da CIG, Sandra Roberts (conhecida como Sandi Gardiner):

Chris, e Sandra Roberts, voc~es ambos sabem que eu estou certo, e onde isto está indo. E como eu vejo isso, isso nunca vai simplesmente desaparecer, e vocês nunca serão capazes de me silenciar. Então, vocês tem as seguintes escolhas:

- Você e sua esposa, Sandra Roberts (aka Sandi Gardiner) devem renunciar, imediatamente, e liberar o controle da empresa para um CEO interino.

- Usando as mesmas regras que você usou para fazer o meu refund, sem me pedir, você vai imediatamente processar refunds na quantia de $2,134,374 dolares obtidos do esforço inicial de crowdfunding no Kickstarter para aqueles que pedirem. Aqueles que quiserem esperar para ver são benvindos (meu instinto, pelo que eu sei agora, está me dizendo que o final está parecendo muito mais com uma catastrófica perda total deste projeto).

- Dê aos backers a oportunidade de contratar um contador investigativo independente, e um produtor executivo para auditar os registros da empresa, e dar uma imagem correta da saúde financeira dela, e a abilidade dela para completar, e entregar este projeto em um tempo aceitável. Eu ofereço pagar todas as custas deste esforço. E eu colocarei 1 milhão de dólares do meu próprio dinheiro, como garantia em uma conta para um advogado escolhido, para ser usado conforme necessário nestes exercício. Então, este dinheiro pode ir para uma boa causa (consertando este barco), ou para advogados que vão provavelmente acabar com isso tudo de qualquer jeito.

- Se você ignorar isso, e mais tempo passar, e mais artigos eu fizer, e a mídia investigativa escrever, revelando o que eu e você sabemos, é mais provavel que isso terminará legalmente (alguém processando alguém, e abrindo as comportas), forçando a você ir a corte e responder a estas perguntas.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jb25zdW1lcndhdGNoZG9nLm9yZy9zaXRlcy9kZWZhdWx0L2ZpbGVzL2ltYWdlcy9mdGNibGRnXzYuanBn

Conforme eu avisei antes, a mesmo que a prestação de contas total aconteça, não existe nenhuma versão disso acabar bem. Se isso for para uma ação legal, de qualquer forma, todas as pessoas relevantes que estão ainda com suas empresas, ou que sairam, serão sujeitas a testemunhos - sob juramento, conforme este processo prossiga. Isto virará uma bagunça, custará tempo e dinheiro para todos os envolvidos. Como você sabe provavelmente, fora do seu círculo interno de bajuladores, você e Sandra, tem muito poucas pessoas que irão colocar seu futuro em risco, para mentir sob juramento.

O que quer que seja que está acontecendo ou aconteceu, vai sair a tona. Tudo. Com a mídia agora investigando esta farsa, as reclamações para a FTC sendo feitas, etc, é só questão de tempo agora. E eventualmente, isto tudo irá ser investigado pedaço por pedaço para ir até o fim para saber onde todo este dinheiro foi. Quando todos os pedaços se juntarem, será rápido, repentino e decisivo.

Jean
Jean #jcrg99

Do or do not. There is no try.

Publicações em Destaque