Star Citizen: Derek Smart é banido e recebe refund, sem ter requisitado

#Artigo Publicado por jcrg99, em .

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL0xIU2h1SXYuanBn

Após a controvérsia criada por um artigo publicado pelo experiente e infame desenvolvedor Derek Smart em seu blog, a respeito do game Star Citizen, ainda em desenvolvimento e sem data definida de release, passados 8 meses de sua estimativa de release oficial

http://www.gamevicio.com/i/noticias/216/216303-atualizado-derek-smart-afirma-star-citizen-como-promovido-nunca-sera-feito/index.html,

a CIG, empresa responsável pelo jogo, por meio de Ben Lesnick tentou responder a muitas perguntas e dúvidas recentes dos backers, cada vez mais impacientes pelos atrasos e pela falta de progresso de Star Citizen, vendas de naves, feature creep, saídas de importantes líderes do time, entre outras:

http://www.gamevicio.com/i/noticias/216/216633-star-citizen-cig-tenta-enderecar-aumento-de-preocupacoes/index.html

O próprio artigo de Derek foi o que disparou o rumor de que Alex Mayberry, líder do projeto apenas respondendo ao CEO Chris Roberts, havia saído do projeto, o que se confirmou posteriormente.

A Cloud Imperium Games enviou para a imprensa um comunicado informando a saída de Mayberry, mas junto com o anúncio de um estúdio aberto em Frankfurt:

http://www.gamevicio.com/i/noticias/216/216402-star-citizen-cig-abre-novo-escritorio-em-frankfurt-alemanha/index.html

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLmltZ3VyLmNvbS9hWGN3ckN1LmpwZw==

O que se confirmou que foi apenas uma tentativa de amenizar o efeito da saída de um líder tão importante, e que acabou causando mais controvérsia já que quem assumiu a posição foi o irmão de Chris Roberts, que também trabalha na empresa, assim como a própria esposa de Chris Roberts, Sandi Gardiner, que, apesar de não ter tido experiência anterior na área e na indústria de jogos, é, desde o princípio do projeto, a VP de Marketing do mesmo. Além disso, o suposto estúdio que teria sido aberto, conforme a informação enviada a imprensa, na realidade, já estava em atividade há vários meses.

IMAGEaHR0cHM6Ly9wYnMudHdpbWcuY29tL3Byb2ZpbGVfaW1hZ2VzLzYxNjY3MjE5NTgzNDc0MDczNi84NTBiTllPMy5qcGc=

E hoje, Derek Smart se deparou com uma surpresa em seu email. Ele foi contactado pela CIG, que, terminou a sua conta no jogo e no website e estava devolvendo o seu dinheiro.

Seguindo o pedido de refund não solicitado por Derek Smart de seu pledge de 250 dólares para Star Citizen, outros usuários questionaram se a Cloud Imperium Games estaria aberta a oferecer refunds.

Um post de Ben Lesnick confirma que este não será o caso, de acordo com os Termos de Serviços (TOS).

IMAGEaHR0cHM6Ly9pLnl0aW1nLmNvbS92aS8xOFdyeFp4ZHRPNC9tcWRlZmF1bHQuanBn

No mesmo post, ele afirma que o refund de Smart foi fornecido baseado no TOS do Kickstarter, o qual permite a desenvolvedores de projetos para (como Lesnick disse) "dar o refund para usuários problema que nós preferimos que não interaja com a comunidade".

"Pense nisso como o equivalente da indústria de jogos de uma placa 'nós nos reservamos o direito de recusar a servir qualquer um" em um restaurante', ele adicionou.

Aqui está o post completo de Lesnick:

https://forums.robertsspaceindustries.com/discussion/comment/5304637/#Comment_5304637

IMAGEaHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL1ExRm1VRjEuanBn

Entretanto, Smart ficou bastante irritado com os comentários e ações tomadas por Lesnick.

"Ao contrário do que ele postou" ele contou, "Eu NUNCA - NUNCA - postei qualquer coisa no site da RSI ou em seus forums, nem fiz propaganda de qualquer coisa. Meu blog é meu, e eu posso postar o que eu quizer nele."

Posteriormente, ele disse "que o que Ben Lesnick disse no post nos forums é difamação pura e uma violação de privacidade porque eles não tinham o direito de contar o porque eles me deram o refund." Smart citou as Seções 2, 4 e 5 da própria política de privacidade do TOS da CIG, em suporte a seu argumento.

Ele também acha que a CIG "não tem razão" em terminar sua conta na RSI. Considerando que ele nunca violou os termos com relação a conduta, visto que nunca postou em tais forums, de acordo com seu testemunho.

IMAGEaHR0cDovL2kueXRpbWcuY29tL3ZpL1QwLUVqcTRFZjQ4L21heHJlc2RlZmF1bHQuanBn

Respondendo a outros backers, Lesnick disse "os pedidos de refund trabalham de outra forma: pois pelo TOS, nós não somos exigidos a oferecê-los."

Esta é a posição de Star Citizen e a CIG quanto a refunds em geral, mas que nunca foi testada contra legislação competente como a FTC, Federal Tade Comission que regula tais questões naquele país, a qual, recentemente postou:

http://www.smithsonianmag.com/innovation/trouble-crowdfunding-next-big-tech-gadget-180951754/

"A FTC faz e impõe as regras para proteger consumidores de práticas de negócio injustas ou enganosa, e estes princípios de proteção ao consumidor se aplicam a sites de crowdfunding do mesmo jeito que eles se aplicam a coisas como catálogos, correspondência direta, e comerciais de TV. Vendedores não podem fazer representações enganosas, e eles tem que cumprir as promessas que eles fizeram aos consumidores."

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jb25zdW1lcndhdGNoZG9nLm9yZy9zaXRlcy9kZWZhdWx0L2ZpbGVzL2ltYWdlcy9mdGNibGRnXzYuanBn

Contactar a FTC foi justamente a sugestão que Derek Smart tem dado a backers insatisfeitos com Star Citizen, e, aparentemente, o ego da empresa já chega ao ponto de se sentir a vontade para censurar ou difamar pessoas, quando elas sequer postam críticas no website do jogo, mas em seus sites particulares, e as banindo covardemente de seus sites para que não possam se defender, enquanto fingem para os demais backers que seu TOS estaria acima da lei.

Jean
Jean #jcrg99

Do or do not. There is no try.

Publicações em Destaque