O Windows 10 ainda não está pronto? É possível

#Artigo Publicado por natanqueiroz, em .

IMAGEaHR0cDovL21laW9iaXQuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA3LzIwMTUwNzA2d2luZG93cy0xMC5qcGc=

A Microsoft fixou o dia 29 de julho como a data oficial do lançamento do Windows 10, mas na última semana a empresa veio a público dizer que não será assim que a banda vai tocar: contrariando um informe anterior Redmond afirma que apenas os Insiders terão acesso à cópia final do sistema no dia 1.

Assim sendo, donos de cópias legítimas do Windows 7, 8 e 8.1 que reservaram a atualização terão que esperar um pouco mais para pôr as mãos no Windows 10. Mas então do que se trata a data anteriormente confirmada pela Microsoft?

O VP de software da Microsoft veio a público neste domingo esclarecer algumas dúvidas de seus consumidores. Em primeiro lugar, o lançamento originalmente confirmado pela Microsoft seria apenas um guideline, e não a data oficial. Isso vai de encontro com a confirmação oficial feita lá atrás, de que o Windows 10 seria disponibilizado para todos na data em questão.

Assim sendo a posição oficial da Microsoft agora é a seguinte: os Insiders receberão o Windows 10 final no Dia 1 - uma cópia pré-ativada, é bom lembrar; os beta-testers poderão continuar no programa e terão acesso a Builds antes de todo mundo sem a necessidade de pagar por uma cópia - e os que reservaram terão acesso à atualização nos dias/semanas seguintes, em ondas.

O mais intrigante nessa história é que a Microsoft ainda não despachou uma cópia RTM para seus parceiros fabricantes, que precisam do sistema para adequá-lo a seus computadores (a Microsoft promete finalizá-la ainda esta semana). Assim sendo, se não teremos PCs e tablets com o Windows 10 embarcado tão cedo nas lojas, o que levou a companhia a confirmar uma data de lançamento?

Uma palavra: AMD. Foi o CEO da empresa que deu com a língua nos dentes antes da hora, revelando uma possível data de lançamento do sistema operacional. Isso pode ter levado a Microsoft a colocar a carroça na frente dos bois, anunciando uma data para acalmar os ânimos dos consumidores enquanto corre para finalizar o Windows 10. O atual movimento de Redmond, de liberá-lo apenas para os Insiders na data leva a crer que na verdade o SO não está pronto ainda, assim sendo os beta-testers serão a linha de frente.

O problema nessa história é que a Microsoft, ao invés de desmentir o CEO da AMD (ou se calar como ela sempre fez) preferiu confirmar a história, tentando correr contra o relógio e viabilizar um lançamento para todos os usuários no dia 29 de julho. Agora que ficou evidente que não será o caso a empresa tenta consertar a burrada, tentando dar uma de João-sem-braço ao dizer "vocês entenderam errado". O que não é o caso.

A pergunta que fica é: quando a versão comercial do Windows 10 será disponibilizada? Dado o andar da carruagem, em que nem os parceiros ainda puseram as mãos no sistema para instalá-lo em seus computadores eu não esperaria o SO para antes de meados de agosto. Se tivermos sorte.

Natanael
Natanael #natanqueiroz

Lembre-se: "Antes de Ligar o Micro, Ligue o Cerebro"

, Fortaleza - CE
Publicações em Destaque