Com braços impressos em 3D, robô open source quer reduzir custos de cirurgias

#Notícia Publicado por wesleyguimaraes111, em .

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE1LzA3Lzg4NXg1OTItY2hhcHRlcjF0b3AtMjAxNTA3MTAxMjA2MjcuanBn

O designer holandês Frank Kolkman criou um robô para provocar um debate sobre a democratização da medicina. Com braços mecânicos impressos em 3D e um motor controlado por um software, a obra de Kolkman quer reduzir custos de operações feitas, por exemplo, pelo Da Vinci, um sistema de cirurgia assistida que pode custar até 2 milhões de dólares.

O protótipo, chamado de Cirurgia Pirata, foi montado com um Arduíno, dois braços impressos em 3D, instrumentos de laparoscopia comprados no Alibaba e outros periféricos chineses, como uma bomba de gás carbônico.

  1. "Paradoxalmente, as novas tecnologias [como robôs cirúrgicos] expandem o leque de opções de tratamento disponíveis para pacientes por meio da substituição de opções de menor custo por de maior custo", escreve o designer. "O resultado disso é a competição pelos escassos recursos médicos do sistema de saúde. Milhões de pessoas são incapazes de pagar planos de saúde e precisam contar com os sistemas públicos que são dificilmente capazes de lidar com essa demanda".

Kolkman criou o robô como um projeto para o Royal College of Arts, em Londres Trata-se mais de um manifesto político do que, de fato, de algo que possa ser usado imediatamente. Além de fomentar a discussão sobre o sistema de saúde, parte do objetivo é incentivar que outras pessoas a criar instrumentos médicos na garagem de casa. É por isso que o projeto Cirurgia Pirata é de código aberto. Para Kolkman, os arquivos e instruções devem ser distribuídos em uma rede P2P.

  1. "A disrupção potencial de equipamentos médicos feito em casa reside no fato de que, enquanto você fizer peças protegidas pela propriedade intelectual em particular e para fins não comerciais, então, teoricamente, você está isento de violação de patente", diz.
Wesley
Wesley #wesleyguimaraes111

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."

, Pinhais
Publicações em Destaque