IBM anuncia chip de 7 nanômetros

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

A IBM anunciou nesta semana um chip de apenas 7 nanômetros com transistores funcionais.

IMAGEaHR0cDovL2ltYXN0ZXJzLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wNy9pYm0tMS5qcGc=

O marco, alcançado em conjunto com Global Foundries, Samsung e SUNY Polytechnic Institute's Colleges of Nanoscale Science and Engineering em Albany, Nova York, representa um investimento de US$ 3 bilhões em pesquisa de tecnologia de chip.

O movimento da IBM é um salto significativo em relação aos chips atuais de 22 nanômetros, permitindo que a produção potencial de chips mais avançados no futuro, impactando tudo - desde dispositivos móveis até computação em nuvem.

Na faixa 7 nanômetros (comparativamente, uma fita de DNA humano mede apenas 2,5 nanômetros de diâmetro), a física tradicional ao redor transistores de silício deve ser abordada de forma diferente.

IMAGEaHR0cDovL2NvcmUwLnN0YXRpY3dvcmxkLm5ldC9pbWFnZXMvYXJ0aWNsZS8yMDEzLzAxL2NoaXBfcHJvY2Vzc29yLTEwMDAyMjIwMC1nYWxsZXJ5LmpwZw==

A redução no tamanho foi conseguida através de transistores de canal de Silício Germânio (SiGe) e integração litográfica em Ultravioleta Extrema (EUV). De acordo com a IBM, a descoberta pode fornecer até 50% mais potência e desempenho para futuros sistemas que suportam Big Data e produtos móveis.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS