Micro:bit, o minúsculo computador que a BBC criou para ensinar programação

#Notícia Publicado por garcia38Mobi, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA3L2JiY19taWNyb2JpdC03MDB4NDY4LmpwZw==

A plaquinha da foto é o Micro:bit, o mais novo computador minúsculo do pedaço. Na primeira olhada, concluímos que o dispositivo é outro concorrente do Arduino ou mesmo do Raspberry Pi. Pode até ser, mas não muito: a BBC criou o projeto especificamente para ensinar programação a crianças.

Sim, a BBC. Se lhe causa estranheza que uma das mais importantes companhias de rádio e TV do Reino Unido tenha se envolvido como uma iniciativa do tipo, saiba que não é a primeira vez.

No início dos anos 1980, a BBC desenvolveu um programa para introduzir crianças no universo dos computadores. A ideia era despertar o interesse delas por ciência, engenharia, tecnologia digital e afins.

O projeto levou à criação do BBC Micro, uma linha de computadores criada pela também britânica Acorn Computers (empresa que posteriormente teve envolvimento com a criação da ARM). O Micro:bit é inspirado nesse programa.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA3L2JiY19taWNyby03MDB4NDc4LmpwZw==

Com 4×5 cm, o dispositivo é equipado com vários recursos: processador ARM de 32 bits e baixo consumo de energia, porta micro-USB, acelerômetro, bússola, Bluetooth, dois botões programáveis e cinco conexões I/O.

Não há conector de vídeo. A ideia é que o aluno utilize a matriz de 25 LEDs do Micro:bit para exibir mensagens ou sinais simples e, claro, aproveite os recursos mencionados anteriormente para conectar a placa a outros dispositivos.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA3L2JiY19taWNyb2JpdF8yLTcwMHg0NDQuanBn

A BBC tem uma meta ambiciosa: distribuir 1 milhão de unidades do Micro:bit gratuitamente até o final do ano. Para viabilizar o projeto, a companhia está contando com o apoio de vários nomes de peso, como Microsoft, ARM e Samsung.

O programa deve ser bem recebido, afinal, o ensino de programação não serve apenas para despertar o interesse por áreas de exatas, mas também para desenvolver raciocínio lógico, capacidade de concentração e outras habilidades.

Vinícius
Vinícius #garcia38Mobi
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.