New Horizons chega em Plutão: a humanidade nunca foi tão longe

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50ZWNpYmVyLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wNy9wbHV0by1uZXdob3Jpem9uczEuanBn

Na reta final da sua viagem de nove anos, a sonda New Horizons está pronta para mostrar a superfície do antigo nono planeta do sistema solar como nunca antes se viu.

Plutão, o último planeta - agora, na verdade, um planeta-anão - que faltava visitar desde que as naves terrestres andam pelo sistema solar, está a pouco mais de uma semana de um encontro imediato com a New Horizons, da NASA.

Em terra, os controladores de voo revezam-se para alguma alteração de última hora, como um meteorito inesperado que pode entrar no caminho da nave. Até amanhã ainda será possível uma correção de rumo. Depois a nave está por sua conta até dia 14 deste mês.

É para esse dia que está marcado o encontro, quando a sonda fizer a maior aproximação à superfície de Plutão, a 13.695 quilómetros de distância. A partir dessa altitude, os poderosos instrumentos que a nave leva a bordo conseguem detalhar estruturas e perfis geológicos e poderiam até "detectar campos de futebol ou autoestradas, se ali existir tais coisas", garante Alan Stern, cientista principal da missão.

O mais certo é que não haja campos de futebol nem autoestradas em Plutão, mas os cientistas da missão New Horizons esperam ver bem o solo do planeta-anão e também o das suas luas, a um pormenor nunca antes observado.

Ainda faltam 11 dias desta viagem que foi iniciada em janeiro de 2006, quando Plutão ainda era um planeta - o nono do sistema solar. NASA em breve, deve começar a divulgar as primeiras imagens do planeta-anão.

Y3FiNE1id2xqNGM=

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque