Facebook inicia aulas de programação em favela de São Paulo

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

Curso gratuito e voltado para todas as idades aborda desde conhecimentos básicos de computação até o desenvolvimento de aplicativos; Inscrições começam em 1/7.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5jb3JwYnVzaW5lc3MuY29tLmJyL19pbWcvY29udGV1ZG8vbm90aWNpYS8xNTAyNi8zMDA2MTVfMTIzNjUxLmpwZw==

A partir de agosto, o Facebook promoverá aulas de computação, linguagem de programação e introdução ao desenvolvimento de aplicativos na comunidade de Heliópolis, na Grande São Paulo. A iniciativa - aberta e gratuita - integra o projeto Facebook na Comunidade, que tem como objetivo fomentar a inovação e empreendedorismo tecnológico em locais de baixa renda.

As aulas acontecerão no Laboratório de Inovação do Facebook, dentro de Heliópolis. A unidade, fundada em março de 2015, é mantida em parceria com a associação de moradores (Unas) e já disponibiliza acesso gratuito à internet via Wi-Fi na região, que abriga 200 mil habitantes.

O local também abriga cursos de empreendedorismo e gestão promovidos junto ao Sebrae-SP, além do uso do Facebook para Negócios, que formou 50 pequenos empresários e estudantes.

"Em Heliópolis, estamos vendo uma enorme força de empreendedorismo e uma verdadeira demanda por novas ferramentas tecnológicas", exalta Patrick Hruby, diretor de pequenos e médios negócios do Facebook. "A tecnologia dá poder às pessoas. Amplia suas oportunidades, as ajuda a liberar sua criatividade e cria conexões", defende.

O conteúdo do curso de computação abrange desde conceitos básicos do funcionamento de computadores (memória, diferentes tipos software, entre outros), algoritmos, linguagens de programação e introdução ao desenvolvimento de aplicativos e sua utilização no dia a dia. O programa tem duração de 15 horas, divididas em 5 aulas a serem aplicadas por engenheiros do Facebook todas as quintas-feiras a partir de 1o de agosto.

"Nos dias de hoje, aprender a programar um computador é o equivalente a saber matemática há algumas décadas. Quando você entende o que pode fazer com essa habilidade, abre inúmeras portas para seu futuro", explica Artur Souza, diretor de engenharia do Facebook. "Depois dessas 15 horas de aula, o aluno conseguirá fazer pequenas aplicações para ajudá-lo no dia a dia. Esse curso também será a base para que aqueles que estiverem interessados possam ir além e criar pequenos jogos, aplicativos móveis e websites".

Segundo o diretor, o curso de programação básica busca estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e despertar o interesse por linguagens tecnológicas. "Em um mercado cada vez mais competitivo, essa é uma habilidade que permite que você se diferencie da 'multidão'. É uma forma diferente de pensar que, inclusive, ajuda no dia a dia das pessoas mesmo que não esteja trabalhando diretamente com um computador".

O conteúdo dispõe de atividades lúdicas e jogos para ensinar os conceitos a alunos de todas as idades sem qualquer conhecimento de tecnologia.

"Especialmente os mais jovens da comunidade têm muito interesse em aprender a programar, mas até hoje esse tipo de conhecimento era praticamente inacessível por conta do alto custo dos cursos", afirma Edson Gomes da Silva, morador da comunidade.

As inscrições para o curso poderão ser feitas a partir do dia 01/07 na sede da Unas (Rua da Mina, 38) ou no Laboratório de Inovação do Facebook (Rua Jovens do Sol, 128) em Heliópolis. Ao término do programa, alunos com 100% de presença receberão um certificado.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque