Em entrevista, Shigeru Miyamoto fala sobre as origens de Mario e do clássico Super Mario Bros

#Notícia Publicado por inuyasha302, em .

IMAGEaHR0cDovLzIuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1Da25nY1RJNmhjTS9WWWJWNjVDNWRoSS9BQUFBQUFBQTNCZy9tNHJiUm5xMHFzWS9zNjQwL21peWEuanBn

O lendário designer Shigeru Miyamoto concedeu uma longa entrevista ao site de notícias NPR - que você pode conferir em sua versão completa clicando aqui -, e entre muitos assuntos interessantes, o criador de Mario falou sobre as origens do clássico Super Mario Bros. (NES), que está completando 30 anos de idade em 2015. Miyamoto revelou, por exemplo, como surgiu a ideia de fazer estágios com rolagem lateral, algo inovador para a época, sobre as diversas "profissões" de Mario, e também sobre as características físicas criadas para o bigodudo em seu primeiro game: Donkey Kong, de 1981. Confira todos estes fascinantes detalhes sobre as origens de Mario e Super Mario Bros. revelados pelo seu ilustre criador, logo abaixo.

Ideia do gameplay de Super Mario Bros.

O gameplay dos games Mario se originou em Donkey Kong. Donkey Kong era um game onde você corria em plataformas e pulava sobre coisas - este estilo passou então a ser chamado de "platformer". Então evoluiu a partir disso, e decidimos incorporar mais cenários - coisas como ar aberto, céu aberto, áreas subaquáticas, e coisas assim. E para fazer isso incorporamos uma mecânica side-scrolling, onde você rolava lateralmente pelas telas, e isso se tornou a base para o game que foi Super Mario Bros.

E então eu acredito que o Mario se tornou tão popular porque as ações do Mario no game são algo inato a humanos em todos os lugares. Todos têm medo de cair de uma grande altura. Se há um buraco que você deve atravessar, todos vão tentar correr para pular sobre ele. São coisas unicamente humanas e uma experiência compartilhada por todas as pessoas. E acho que devido a simplicidade destas experiências, assim como a natureza interativa de controlar o personagem e ver a resposta na tela de jogo - é isso que realmente ressoa nas pessoas e faz de Mario um personagem tão popular.

O papel de encanador de Mario é uma história diferente. Em Donkey Kong, Mario era na verdade um carpinteiro, e ele estava trabalhando em uma construção, e então no próximo game que fizemos, chamado Mario Bros., e ele se passava nos esgotos, e os canos eram verdes, e haviam tartarugas saindo dos canos. E então pensamos, neste game, faria mais sentido se Mario fosse um encanador, por causa de todos estes canos. E foi aí que nasceu essa ideia. Mas minha visão de Mario sempre foi a de que ele é uma espécie de representante de todos. Ele é como um herói operário. E é por isso que escolhemos estas funções para ele que são cosias como carpinteiros e encanadores.

Origem do nome "Mario"

Esta é uma história interessante. Quando eu era jovem, eu gostava de ler quadrinhos, e de desenhá-los também. E alguns destes quadrinhos que eu lia eram italianos. E se você pensar sobre isso, o nariz grande e o bigode não são características faciais do povo japonês. Então eu acho que minha conexão com estes quadrinhos italianos - provavelmente eu me baseei nesta inspiração quando desenhei o personagem pela primeira vez.

E então quando desenhei Mario pela primeira vez em Donkey Kong, ele foi criado usando usando pontos de pixel em uma grade de 16x16. Então era um espaço bem pequeno para desenhar o personagem, e ele era um personagem bem pequeno na tela. Então para enfatizar as características únicas do personagem, fizemos coisas como o narigão, o bigode e os suspensórios para ficar mais fácil de entender o que ele estava fazendo na tela. Quando mandamos o game para os Estados Unidos para vender os arcades Donkey Kong na América, no armazém onde a Nintendo operava na época havia alguém com o nome de Mario. E a equipe da Nintendo of America disse que o personagem se parecia com esse indivíduo de nome Mario. Então eles começaram a chamar o personagem de Mario, e quando ouvi isso, disse, 'Oh, Mario é um ótimo nome - vamos usá-lo".

Sobre o chapéu do Mario

Ele veste um chapéu porque, como mencionei, tínhamos muitos poucos pontos disponíveis para desenhar o personagem, e tentar desenhar o cabelo que se movia conforme ele corria era muito complicado. Então demos a ele um chapeu para ficar mais fácil de desenhar e manter um aspecto realista ao mesmo tempo.

inuyasha302
inuyasha302
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque