Vulkan e DirectX 12 são baseados no Mantle

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3RlY2htYW5pYS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTMvMTEvYW1kLW1hbnRsZS0ucG5n

Mantle com certeza foi algo inesperado, apareceu do nada prometendo melhor aproveitamento do hardware nos games para PC e cumpriu muito bem sua missão e deu uma chacoalhada na industria de games, agora só se fala em API de baixo nivel, os resultados podem ser vistos no vídeo abaixo onde o game battlefield 4 teve uma melhora muito boa na performance comparado ao Directx11 :

S0dfOWdudDdtMWs=

Apesar de todos pensarem que o Mantle simplesmente morreu ou foi descontinuado, a situação é bem diferente, na verdade todos nos vamos usar Mantle porem de forma melhor ( com suporte a todas as GPUs do mercado ), e com nomes diferentes, seus sucessores diretos são o Vulkan e o Directx12.

A API Vulkan ela é declaradamente sucessora do Mantle, O próprio nome Vulkan é uma referencia direta a Mantle, Vulkan é o nome alemão para Vulcão, e um vulcão é uma abertura na crosta terrestre que permite a liberação da pressão causada pela lava dentro do manto ( Mantle ) da terra. O nome ficou bem legal ao analisarmos a relação dele com o Mantle.

Uma das Grandes vantagens do Vulkan vai ser sua natureza Multiplataforma, ele vai rodar em todos os sistemas operacionais, desde PC, Tablets , Smartphones, Consoles e etc, Vulkan não vai estar preso a nenhum sistema, e esta tendo um grande apoio da industria com podemos ver a baixo :

IMAGEaHR0cDovL3RlY2htYW5pYS5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDMvVnVsa2FuX3BhcmNlaXJvcy5qcGc=

Já o Directx12 parece também ser baseada no Mantle "apesar da Microsoft não dar os devidos créditos " porém há provas que indicam isso.

Os guias de programação do Directx 12 que já saíram são visivelmente editados, feitos pequenas mudanças do original para Mantle :

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5wY21hbmlhcy5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDQvRG9jLUFNRHZzTWljcm9zb2Z0LmpwZw==

O documento teve suas modificações, porem o texto base é o mesmo, assim como a metodologia é igual.

Mais uma prova é uma afirmação da AMD de que portar games do Mantle para o Directx12 é muito fácil, e que é até mais fácil do que portar do Directx11 como podemos ver na imagem abaixo. Outra informação indica que portar do Directx12 para o Vulkan vai ser bem fácil também, e vice versa, então podemos supor que Mantle, Vulkan e DirectX 12 são uma mesma família de APIs, e que o Mantle é a base, e que tudo que existia antes " Directx11 e OpenGL 4.5 " foi rasgado e jogado no lixo.

IMAGEaHR0cDovL2NkbjQud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE0LzA1L3BvcnRfdGltZXMuUE5HLTYzNXgzNDEucG5n

Estamos preste a ver uma evolução sem precedentes nas APIs gráficas e com isso na qualidade dos games , isso tudo graças ao Mantle e a percepção da AMD de que algo estava errado e precisava ser mudado, e os benefícios do Mantle vão alem da performance e permite melhor controle sobre o hardware, menos carga sobre as CPUs, menos dependência das Drivers de video e muito mais. Todos estes benefícios devem estar disponíveis em seus sucessores Vulkan e Directx12. ( AMD cedeu de forma voluntaria o Mantle para que fosse feito o Directx12 e o Vulkan para seus respectivos desenvolvedores )

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,