Segredos de Hyrule: O Mistério do Vendedor de Máscaras

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kZWN1bHR1cmUuZXMvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDMvVmVuZGVkb3ItTWFzY2FyYXMtWmVsZGEtVS5qcGc=

The Legend of Zelda tem uma gama gigantesca de personagens esquisitos, e eu creio que você concorda comigo. Mas, um número tão grande de personagens estranhos só pode ocorrer por causa da imensa "peculiaridade" de cada um deles.

No entanto, é óbvio que tem os mais esquisitos do que os outros. Um desses personagens, que, sem dúvidas, deveria ganhar um prêmio de personagem macabro, se existisse algum, é o tão famoso Happy Mask Salesman, ou, como vamos nos referir a ele aqui, O Vendendor.

O Vendedor é um personagem incrivelmente popular, e tem um lugar especial no coração daqueles que jogaram e amaram Majora's Mask. Com motivo: o comportamento do Vendedor oscila entre uma personalidade calma, tranquila, e uma personalidade psicótica, fora de controle.

Além disso tudo, o Vendedor é cheio de mistérios. De onde ele veio? Qual seu objetivo? Por que ele é um colecionador de máscaras? Quais as suas verdadeiras intenções?

Apesar de, à primeira vista, ele não parecer um personagem tão profundo e importante assim, ele é incrivelmente intrigante quando você analisa o suficiente (estou usando muitas palavras espertas não é? Vou parar com isso).

Mas você, caro leitor, talvez não tenha ainda entendido o porque de estarmos falando nessa coluna sobre esse personagem. Bom, tudo ficará mais claro depois da quebra. Fique alerta para Spoilers de Majora's Mask!

A primeira impressão que você tem do Vendedor é algo que se mistura entre a curiosidade e o terror.

IMAGEaHR0cDovLzIuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1McHA1aEtJOEp5US9WUXIxb2hqblY3SS9BQUFBQUFBQUJaRS80dGEzRW95X0Rzdy9zMTYwMC9NU19aZWxkYV8wMS5wbmc=

Não só esse misterioso personagem surge praticamente do nada, ele ainda diz que esteve seguindo você nos minutos anteriores. Apesar de, à primeira vista, ele apenas parecer estranho, o Vendedor vai se tornando mais e mais estranho à medida em que você progride pelo jogo, pois mais e mais mistérios vão ficando visíveis a seu redor. Claro, isso só pode ser realmente notado por aqueles que não deixam escapar um detalhe do que o jogo tem a oferecer.

Por conta disso, vamos mostrar aqui alguns detalhes interessantes.

Primeiro, olhe para as máscaras que estão na enorme mochila do Vendedor, especialmente as que estão nos lados da mochila.

A primeira que você deve notar representa um rosto em pânico, que parece estar gritando. Notou algo de familiar? Ainda não? Então dê uma olhada no Mirror Shield:

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy53aWtpYS5jb20vemVsZGEvaW1hZ2VzLzQvNDAvTWlycm9yX1NoaWVsZF8lMjhNYWpvcmElMjdzX01hc2slMjkucG5n

Perceba que ambos os objetos possuem o mesmo rosto. O que, exatamente, isso quer dizer? Por acaso a Nintendo decidiu fazer os fãs ficarem coçando a cabeça tentando entender alguma piada que fizeram... Ou, realmente, existe alguma conexão?

Pensando nisso, resolvi dar uma nova inspeção em Ikana, o local onde o escudo é adquirido. Apesar de não ter descoberto nada, tenho a suposição de que esse rosto está, de alguma forma, relacionado com a entrada para o Stone Tower Temple.

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy53aWtpYS5jb20vemVsZGEvaW1hZ2VzLzkvOTAvU3RvbmVfVG93ZXJfVGVtcGxlLnBuZw==

Apesar de não serem parecidos e, sem sobra de dúvida, não dividirem o mesmo significado, ambas as imagens lembram rostos com a boca aberta. A diferença é que a entrada do templo parece estar tentando engolir algo, enquanto o rosto no escudo parece estar em estado de pânico.

Depois dessa comparação, nos vem algumas perguntas: o Vendedor de Máscaras chegou a andar em Ikana? Ele saberia dessa conexão?

Antes de começarmos a especular a respeito dessas perguntas, deem uma olhada em outra relação.

Antes de mais nada, o fato a seguir foi apontado em um comentário aqui no Hyrule Map feito por um leitor anônimo.

Observe, agora, uma máscara de cor branca que está em um dos lados da mochila. A máscara parece lembrar um tanto um rosto feito com pedra branca, ou, simplesmente, uma múmia. De um jeito ou de outro, observe agora a cadeira do prefeito da cidade de Clock Town:

IMAGEaHR0cDovLzEuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1idUo3R05Vb0hvZy9UX2hwZWJxcWwxSS9BQUFBQUFBQUZnSS81QUpqb1JweFZ6NC9zMzIwL21ham9yYV9tYXlvcl9kb3RvdXIuanBn

Depois de uma rápida observação, você sem dúvida deve ter notado a gigantesca semelhança dentre essa máscara e a outra. As principais diferenças são os olhos e o sorriso, inexistente na máscara do Vendedor. Enquanto a máscara da prefeitura parece estar acordada e alegre, a do Vendedor parece estar em um estado adormecido.

Nisso, se pergunta qual seria a relação dentre ambas, porque existiriam duas máscaras tão semelhantes?

Nesse argumento, eu gostaria de destacar algo que alguns de vocês talvez não tenham percebido...

Para responder a essa relação, eu gostaria de atentar ao Festival do Tempo (ou Carnival of Time) de Clock Town. Se você não se lembra, ou simplesmente não prestou atenção, o Festival é feito todo ano para agradecer aos deuses de Termina e pedir para uma boa colheita no ano seguinte. De certa forma, é um tipo de festa que lembra, e muito, o nosso Reveillon. Uma curiosidade: esse Festival é sempre comemorado com uma lua azul no céu...

Qual é a eterna lembrança de seu objetivo em Majora's Mask? Ela sempre está lá, sempre lhe observando, cada movimento seu é visto...

Chega de enrolar. Para responder a essa relação dentre as duas máscaras, e para entendê-la, precisamos de um terceiro objeto: a Lua.

IMAGEaHR0cHM6Ly9zb21lcmFuZG9tcmV2aWV3cy5maWxlcy53b3JkcHJlc3MuY29tLzIwMTEvMDEvbW9vbi1zdGFyZXMtYXQtbGluay1pbi10aGUtbGVnZW5kLW9mLXplbGRhLW1ham9yYXMtbWFzay5qcGc=

Isso mesmo. Relacione as duas máscaras com a lua. É bem provável que eu esteja enganado, pois o que tenho é apenas uma teoria, mas, continue lendo por favor.

É bem provável que os três itens possuem relações entre si, e vou tentar explicar porque. Primeiro de tudo, atente às cores de cada objeto. São todos bem semelhantes, especialmente quando as máscaras são vistas pelas imagens oficiais. Note a palheta das cores, assim como o formato dos rostos. A Lua possui uma semelhança gritante com a máscara na cadeira do prefeito.

Minha teoria é que as máscaras foram feitas em homenagem ao festival. O Skull Kid, ou melhor, Majora, deve ter usado as máscaras para fazer um meio termo, que seria um rosto irritado, para a Lua que iria devorar tudo.

Como eu disse, é apenas uma teoria, e não duvido que esteja cheia de erros.

Mas, enfim, chego a onde queria chegar. O fato de que o Vendedor possui tal máscara indica que ele já andou por Termina uma vez. Talvez a máscara que ele carrega foi um tipo de suvenir dado a ele, ou ela realmente tem um significado por trás.

Se baseando nisso, podemos inferir o mesmo da máscara com o rosto gritando. Em uma de suas viagens a Termina, ele talvez tenha passado por Ikana e pegou a máscara enquanto estava lá.

Mas, deixemos de lado as máscaras por um momento e chequemos o maior mistério que cerca o Vendedor.

Ao entrar na Lua, você se depara com algumas crianças correndo naquele imenso jardim.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy56ZWxkYWR1bmdlb24ubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDExLzA4L1N1cmZhY2Utb2YtdGhlLU1vb24ucG5n

Não é necessário se esforçar muito para notar que as crianças são representadas por versões infantis do Vendedor, mascaradas com o rosto dos Chefes do jogo.

O que isso realmente quer dizer?

As crianças, somadas à desmaterialização do Vendedor ao final do jogo só criam mais e mais perguntas.

A pergunta mais importante sobre o Vendedor é: O que é o Vendedor?

Os dois fatos finais apontam para diversas possibilidades, sendo as mais interessantes: o Vendedor é um tipo de Guardião Divino de Termina.

Para reafirmar essa tese, eu gostaria de puxar o tópico das crianças da lua novamente.

Começo com essa pergunta: por que as crianças da lua tem uma versão infantil do corpo do Vendedor? Por que todas elas utilizam máscaras? E o mais importante: por que todas elas tem um desejo por máscaras?

Tudo o que consigo pensar é que o Vendedor tem uma relação forte com o mundo de Termina.

Talvez, ele já sabia quem era Link e conhecia seus feitos do passado. Por conta disso, ele deixou seguiu o herói quando o viu seguindo para Termina, e ofereceu-lhe ajuda. Isso explicaria como ele conhecia as propriedades mágicas da Ocarina do Tempo. Se fosse qualquer outra pessoa, não saberia da importância do item, e não mencionaria a Link que poderia fazê-lo voltar à sua forma original com a Ocarina.

Sim, eu entendo que as músicas da Ocarina apresentam propriedades mágicas e especiais por conta própria, mas também acho que a Ocarina tem seu papel.

Por exemplo: ninguém sabe se a Ocarina das Fadas em OoT conseguiria teleportar Link de um canto para o outro ao tocar as músicas de Sheik.

E outro ponto, ainda! Se o Vendedor não soubesse da capacidade da Ocarina de viajar no tempo, ele jamais daria a escolha a Link de pegá-la JUNTO da Majora's Mask ao encontrar com o herói pela primeira vez...

É, eu admito que estou começando a forçar a barra aqui, mas não acho que o que mencionei é tão impossível.

Apesar de tudo o que eu falei acima não passar de mera especulação de minha parte, acho que as coisas fazem um pouco de sentido... Eu acho...

E, é isso pessoal! Tem algo sobre o Vendedor que você gostaria de compartilhar? Não deixe de comentar pessoal, e até a próxima!

IMAGEaHR0cDovL2kzOS50aW55cGljLmNvbS8yc2J2cjBtLmpwZw==

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque