Google anuncia Android M; estas são as principais novidades

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

Começou, nesta quinta-feira (28), a edição 2015 da conferência Google I/O. O evento é voltado para desenvolvedores, mas também serve de palco para anúncios importantes. Desta vez não é diferente: como esperado, uma das primeiras novidades apresentadas é o Android M. Eis as principais características da plataforma.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50ZWNub2xvZ2lhLmNvbS5wdC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wNS9BbmRyb2lkLU0ucG5n

Controle de permissões

Talvez este seja o atributo mais importante da nova versão. O Android M incorporará, por padrão, um sistema de controle de permissões até certo ponto similar ao que é encontrado no iOS.

Com esse modo, o aplicativo solicitará ao sistema operacional acesso a determinados recursos - como a câmera principal ou a lista de contatos - no momento que precisar usá-los. Quando isso acontecer, o Android exibirá uma caixa para que o usuário permita ou não o uso da função solicitada. Você poderá alterar as permissões dadas a qualquer momento.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA1L2FuZHJvaWRfcGVybWlzc2lvbnMtNzAweDQxMC5qcGc=

No modo tradicional, é necessário autorizar tudo de uma vez durante a instalação ou atualização do aplicativo. Agora, você conseguirá dar acesso ao microfone, mas não à câmera, por exemplo.

Trata-se de um controle há muito tempo esperado. Além de ser um reforço para a segurança e a privacidade, a gestão de permissões pode ajudar o usuário a gerenciar melhor o consumo de recursos do aparelho.

Chrome Custom Tabs

O Android M promete aumentar a integração do Chrome com aplicativos de terceiros. Assim, ficará mais fácil abrir um link a partir do app de uma rede social, por exemplo. Você poderá acessar o endereço, sem, no entanto, sair do primeiro serviço.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA1L2FuZHJvaWRfbV9jaHJvbWUtNzAweDM5Ny5qcGc=

App Links

De certa forma, o Android já permite que aplicativos apontem para outros. Mas, quando isso ocorre, o sistema operacional exibe uma lista para que o usuário escolha o app de destino mais apropriado para aquela ação.

No Android M, essa tarefa será automatizada, tanto quanto possível. Se você estiver no Facebook e clicar no link de um tweet, por exemplo, o sistema operacional abrirá imediatamente o app do Twitter, o mais adequado para esse tipo de conteúdo.

Gestão da bateria

A (baixa) autonomia das baterias continua sendo uma das principais limitações dos dispositivos móveis, razão pela qual o Android M virá com uma função de controle de atividades que promete facilitar a economia de energia. Ativando os sensores, o sistema será capaz de detectar, por exemplo, que o dispositivo está parado sobre uma mesa e, assim, fazê-lo consumir o mínimo possível de recursos.

Suporte nativo à leitura de impressões digitais

Autenticação biométrica não é novidade no Android. Sensores de impressão digital de smartphones como Galaxy S6 estão aí para provar. Todavia, a implementação desse recurso depende mais dos esforços dos fabricantes do que do Google em si.

Com o Android M, a plataforma passará a ter suporte nativo a esses sensores. Além de atrair mais fabricantes, a ideia facilitará o desenvolvimento de aplicações que podem usufruir de impressão digital. O Google liberará APIs para esse fim.

A companhia também espera que o suporte nativo padronize o uso dos sensores, tornando-os mais funcionais e seguros.

Android Pay

Um dos serviços que poderá fazer uso dos sensores de impressão digital é o Android Pay. Depois da chegada do Apple Pay, era mesmo de se esperar que o Google trouxesse algo melhor que o Google Wallet. Pois aí está.

O Android Pay é um sistema capaz de permitir pagamentos com o dispositivo móvel por meio de padrões como NFC e Host Card Emulation. Em outras palavras, a ideia vem para incentivar o uso do smartphone no lugar dos cartões de crédito, tal como o Apple Pay o faz.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA1L2FuZHJvaWRfcGF5LTcwMHg0OTcucG5n

Já há acordo com bandeiras como American Express e MasterCard para viabilizar o serviço. O Google espera que o Androd Pay passe a funcionar em breve, começando pelos Estados Unidos - por lá, 700 mil estabelecimentos deverão aceitar esse meio de pagamento na fase de estreia.

O serviço também será compatível com aplicativos de terceiros. O Google fala em mil deles.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.