AMD critica NVIDIA pelo GameWorks em The Witcher 3: Wild Hunt

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5kZXN0cnVjdG9pZC5jb20vL3VsLzI3NjIxNy13aXRjaGVyMS5qcGc=

A AMD afirma que a NVIDIA está agindo de forma a prejudicar seus negócios e os consumidores com o sistema GameWorks (acusação que não é exatamente nova). Segundo a companhia, a plataforma possui uma série de códigos de acesso restritos cujo único objetivo é diminuir o desempenho em GPUs que não são fabricadas pela própria NVIDIA.

De acordo com o Ars Technica, o argumento da AMD é que a Nvidia está fazendo mentiras no uso de quadro do GameWorks. Ele inclui código proprietário para coisas como HairWorks (para cabelo de luxo de Geralt ) e HBAO + , que estão se tornando populares entre os desenvolvedores.

Além do sistema Hairworks, a plataforma também tem grande influência em opções como o sistema HBAO+, que está se tornando popular entre desenvolvedores. Como o GameWorks é uma plataforma proprietária, a AMD se vê impossibilitada de criar drivers que realmente aproveitam esses recursos.

Em uma resposta ao PC Perspective, Brian Burke da Nvidia afirma que GameWorks não é anti-ético porque segue normas estabelecidas dentro de uma indústria onde o código fonte do proprietário é comum e respeitado. Ele também bateu para fora contra a AMD simplesmente por não ser capaz de manter-se:

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50ZWNobm9idWZmYWxvLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wMS93aXRjaGVyMy1icm9sbC1mb290YWdlLmpwZw==

"Nós não estamos pedindo aos desenvolvedores de jogos para fazer nada antiético.

O GameWorks melhora a qualidade visual dos jogos que funcionam na GeForce para os nossos clientes. Ele não prejudicar o desempenho em hardware dos concorrentes. Exigir a fonte de acesso ao código para toda a nossa tecnologia legal é uma tentativa de desviar os seus problemas de desempenho. Dando o seu IP, o seu código-fonte, é incomum para qualquer um na indústria, incluindo os fornecedores de middleware e desenvolvedores de jogos. Na maioria das vezes otimizamos jogos baseados em binário, não código-fonte.

O Código-fonte GameWorks é fornecido para os desenvolvedores que a solicitem sob licença, mas eles não podem redistribuir nosso código fonte para quem não tem uma licença.

A questão de fundo é o desempenho e o tessellation da AMD não é muito bom e não há muito o que a NVIDIA pode/deve fazer sobre isso. Usando o DX11 tessellation tem som raciocínio técnico por trás dele, ele ajuda a manter o consumo de memória GPU de caracteres pequenos para que vários personagens possam usar o cabelo e peles ao mesmo tempo.

Eu acredito que é uma questão de recursos. A NVIDIA passou um monte de recursos artisticos e de engenharia para ajudar a tornar Witcher 3 melhor. Eu diria que a AMD poderia ter feito a mesma coisa, porque os nossos acordos com os desenvolvedores não impede de trabalhar com outros IHVs. (Veja também, Project Cars)

Eu acho que os jogadores querem melhores cabelos, peles melhores, melhor iluminação, sombras melhores e melhores efeitos em seus jogos. A GameWorks dá-lhes isso ".

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque