Uma vitória para a preservação: MAME se torna totalmente open-source e engloba sistemas do MESS

#Notícia Publicado por akelekeve, em .

A partir de agora, oficialmente o MAME se tornou open source.

A licensa de todos os drivers estão mudando de "custom" para, principalmente, BSD-3, GPLv2+ e LGPLv2+.

Com isso, os desenvolvedores esperam que expositores, donos de museus, universidades e até os próprios desenvolvedores originais dos arcades possam utilizar em suas coletâneas, todo o desenvolvimento feito no MAME sem que haja maiores constrangimentos.

É também esperado, que o projeto, agora hospedado no GitHub receba novos contribuidores. (https://github.com/mamedev/mame)

Como se tudo isso não bastasse, o projeto agora se fundiu completamente ao MESS. Com isso, uma miríade de sistemas já abandonados, que incluem consoles, computadores e diversos outros sistemas eletrônicos, se juntem às máquinas de arcade, pinballs e fruit machine já preservados no MAME e possam ser executados como se fossem os respectivos sistemas, para a eternidade, mesmo que tais sistemas vão estragando conforme o tempo (como todo hardware) se percam conforme os anos forem passando.

De acordo com uma entrevista realizada pelo GamaSutra, os responsáveis pelo projeto e os desenvolvedores parecem estar bastante contentes com essas novas mudanças. (http://gamasutra.com/view/news/243598/MAME_is_going_open_source_to_be_a_learning_tool_for_developers.php)

Essa é certamente uma boa notícia que entrará para a história da preservação de games e sistemas eletrônicos antigos!

A primeira versão oficial que incluirá todos os drivers do MESS e estará totalmente livre para uso aberto e praticamente irrestrito, será a 0.162, programada para ser lançada oficialmente dia 27/Maio/2015.

E você? Quais suas expectativas para o próximo lançamento do MAME?

akelekeve
akelekeve

It's me

, Itajubá, Minas Gerais, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,