Mundos Alienígenas também têm Clima variado

#Notícia Publicado por Rafael_Rivals_Heil, em .

IMAGEaHR0cDovL29nLmluZmcuY29tLmJyL2luLzE2MTMyNDM2LTAzOS04MDgvRlQxNTAwQS81NTAvcGxhbmV0YS1leHRyYXNzb2xhci13ZWIuanBn

Ilustração de um planeta extrassolar: clima é variado como o da Terra e outros planetas do Sistema Solar - NASA/JPL-Caltech/T. Pyle

Astrônomos identificam o que parecem ser manhãs nubladas e tardes ensolaradas em seis planetas extrassolares

RIO - Assim como a Terra e outros planetas do Sistema Solar, mundos alienígenas encontrados na órbita de outras estrelas também apresentam variações em seu clima. Em um estudo inédito, uma equipe internacional de astrônomos liderada por Ray Jayawardhana, professor da Universidade de York, no Canadá, identificou o que parecem ser manhãs nubladas e tardes ensolaradas em seis destes chamados planetas extrassolares, encontrados a uma distância de muitos anos-luz da Terra.

- Estamos começando a conhecer estes exóticos planetas como mundos dinâmicos e tridimensionais por meio do sensoriamento remoto a vastas distâncias - diz Jayawardhana. - Um dia, em breve, poderemos fazer relatórios do clima de mundos não muito maiores do que a Terra.

Para verificar como é o clima nestes mundos alienígenas, os cientistas analisaram dados obtidos pelo observatório espacial Kepler de 14 planetas extrassolares que se sabia exibirem variações de fase como a Lua, isto é, têm seu disco todo ou apenas parcialmente iluminado de acordo com sua posição na órbita da estrela do ponto de vista da Terra. Equipado com um fotômetro hipersensível, o Kepler é capaz de detectar as ínfimas variações no brilho das estrelas e da luz delas refletida pelos planetas enquanto estes as orbitam.

A maioria dos planetas alvo do estudo é muito quente e grande, com temperaturas na casa dos 1,6 mil graus Celsius e tamanhos comparáveis com o de Júpiter. Mas estas condições, embora inóspitas para a vida, os fez ideais para testar métodos de medir suas variações de fase e assim obter pistas sobre seu clima, destacam os astrônomos. Assim, eles encontraram sinais de que quatro deles teriam manhãs muito nubladas, enquanto outros dois apresentavam indicações de tardes de tempo claro e calor escorchante.

- Conseguir detectar luz vinda destes planetas distantes, que em alguns casos levou milhares de anos para chegar até nós, já é em si notável - destaca Ernst de Mooij, pesquisador da Universidade da Rainha em Belfast, Reino Unido, e coautor do estudo, publicado nesta terça-feira no periódico científico "Astrophysical Journal". - Mas se considerarmos que estas variações de fase podem ser até 100 mil vezes menos brilhantes que a estrela, estas observações se tornam verdadeiramente incríveis.

Rafael
Rafael #Rafael_Rivals_Heil

Love You Capcom

, Munique , Alemanha
Publicações em Destaque