Patch de lançamento de The Witcher 3 melhora a performance, mas causa outros problemas

#Artigo Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5mbGlja2VyaW5nbXl0aC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDEvdGhlLXdpdGNoZXItMy5qcGc=

Também temos as primeiras impressões da Atualização 1.01 no PS4.

Depois de um fim-de-semana a testando The Witcher 3 no Xbox One, acredita-se que instalar a actualização 1.01 é uma espada de dois bicos. Por um lado, o ficheiro de 588MB melhora a taxa de frames por segundo ligeiramente e corrige ainda erros pequenos. É uma experiência mais polida com a actualização - menos pop-in de geometria nas ctuscenes, menos sombras a piscar e mais ajustes.

Mas também tem contras. É aparente que com a actualização existem custos. A maioria delas é são a trepidação nas cutscenes. Os ficheiros de vídeo codificados apresentam os maiores pedaços do enredo - tais como a abertura, recontas dos momentos passados e o dramático final do tutorial - enquanto nas outras mais pequenas é usado o motor do jogo.

Estes vídeos surgem sem interrupções entre cenas in-game, escondendo com belo efeito os ecrãs de carregamento. No entanto, é fácil ver que tipo de cena decorre baseado na queda de fps. Vídeos codificados gaguejam imensamente após a atualização, com quedas para 22fps sendo impossível ignorar. Foram testadas várias vezes com e sem actualização e em todas as vezes sem actualização o jogo é mais suave, mesmo sem ficar fixo nos desejados 30fps.

OTY2R2d3TU9HOHM=

Falando sério, mesmo sem atualização, estes vídeos apenas soluçam devido a problemas na taxa de fps. Acredita-se que estes ficheiros codificados receberam menor prioridade após a atualização pois é dada prioridade ao streaming em fundo pois é preciso para carregar o próximo segmento de jogo.

Analisando os fps em The Witcher 3 no One, comparando o jogo com e sem actualização 1.01, a performance fica melhor nas cutscenes que usam o motor e tem melhorias no gameplay mas os vídeos pré-renderizados soluçam muito mais.

Outras mudanças afetam o aspecto dos visuais. O filtro de texturas está pior no tutorial - indo para algo similar a 4x filtro anisotrópico. Sem ctualização, as texturas no castelo são simplesmente mais claras em ângulos apertados. No entanto, isso foi muito testado muito fora do tutorial e a diferença desaparece por completo. Fora de White Orchard, ambas usam uma forma absolutamente idêntica para o filtro no chão, acreditase que pode subir ou descer baseado na área.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5nYW1lcHVyLmNvbS9maWxlcy9pbWFnZXMvMjAxNC9nYW1lc2NvbS1zY3JlZW4tNCgxKS5qcGc=

As sombras ficam um pouco piores. Mesmo tendo em conta a variação na posição das nuvens (a iluminação muda pelas planícies), igualar na perfeição a altura do dia mostra que com a atualização temos menos sombras. Provavelmente relacionado com a optimização das distâncias no One, a maioria das sombras acabam surgindo quando nos aproximamos - simplesmente o alcance de renderização não é tão grande quanto originalmente. É mais fácil ver o dithering com a atualização e por vezes as sombras ficam completas enquanto passas por elas.

Antes de um Confronto completo, pode-se dizer ainda que foi testado a versão PlayStation 4 com a atualização 1.01 e confirma-se dizer que o problema dos soluços nas FMVs é menos problemático no PS4 - a reprodução de vídeos é mais consistente. As definições visuais do motor parecem ser iguais ante aos dois consoles mas o PS4 parece correr com 30fps fixos, dando uma atualização mais consistente. Também confirma-se 1080p pelo todo.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,