Rússia também fabrica processadores

#Notícia Publicado por rile222, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly93d3cucGNndWlhLnB0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA1L2VsYnJ1cy00Yy03OTB4Mzk1LmpwZw==

A MCST (Moscow Center for SPARC Technologies) acaba de disponibilizar um novo processador denominado Elbrus-4C com quatro núcleos que tem como objetivo evitar que o país dependa das americanas Intel e AMD para obter os processadores para as suas máquinas.

O novo processador usa o conjunto de instruções Elbrus ISA em vez do SPARC, o que contradiz o nome da empresa. O Elbrus usa tecnologia fechada e proprietária, por isso não existem muitos detalhes sobre o novo chip. No entanto, sabe-se que, para ser compatível com software desenhado para processadores Intel ou AMD, o Elbrus-4C usa um método semelhante ao [iurl=http://en.wikipedia.org/wiki/Transmeta_Crusoe]Crusoe de Transmeta[/iurl]: Uma máquina virtual que traduz as instruções X86 para o conjunto de instruções do Elbrus para que possam ser executadas.

Esta solução não é tão eficaz como ter as instruções diretamente no hardware como acontece com os processadores da Intel ou AMD mas funciona.

Os núcleos são fabricados usando o processo de fabrico de 65nm da TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) e conseguem funcionar a uma velocidade de relógio máxima de 800 MHz. Segundo as informações que foram obtidas pelo site Ars Technica, o Elbrus-4C tem 986 milhões de transistores.

Se um cliente da MCST quiser comprar um computador completo, em vez de um processador, a empresa vende o Elbrus ARM-401 (tal como acontece com a nomenclatura SPARC no nome da empresa, também ARM nada tem a ver com os processadores para dispositivos móveis), que é acompanhado por uma distribuição de Linux que se chama Elbrus. Segundo a empresa, este computador também suporta Windows XP e outros sistemas operativos X86 através da máquina virtual do processador.

Mais informações [iurl=http://www.kommersant.ru/doc/2721906]Aqui[/iurl] e [iurl=http://www.mcst.ru/arm-elbrus401]Aqui[/iurl] em Russo.

Leandro
Leandro #rile222

Veja além, imagine mais. Nada é impossível.

, Três Arroios- RS