Cientista captura primeira imagem de um trovão

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL29nLmluZmcuY29tLmJyL2luLzE2MDc0NjA3LTZkMC05OGYvRlQxMDg2QS80MjAvUmFpby5qcGc=

Fotos de raios caindo do céu são sempre populares nas redes sociais. Mas algo igual a esta você nunca viu. Cientistas americanos capturaram uma imagem do som que acompanha a descarga elétrica, produzindo, desta forma, a primeira imagem detalhada de um trovão.

Trovão é justamente o som da onda de choque gerada pelo aquecimento e a expansão supersônica do ar quando atravessado por um raio. O heliofísico Maher Dayeh, do Instituto de Pesquisa de San Antonio, nos EUA, é um estudioso do tema. Para capturar a imagem do trovão, ele criou um aparato que ninguém vai conseguir repetir em casa (veja vídeo no final do texto).

IMAGEaHR0cDovL29nLmluZmcuY29tLmJyL2luLzE2MDc0OTgzLWE2Ni02N2EvRlQxMDg2QS80MjAvUmFpbzIuanBn

Numa instalação militar na Flórida, o especialista enviou para uma nuvem carregada de eletricidade um foguete amarrado a um fio de cobre, para induzir a queda de um raio. Então, ele e sua equipe gravaram as ondas de som produzidas pelo evento com 15 microfones instalados a 95 metros da descarga, que viajou pelo fio de cobre.

As imagens são, na verdade, mapas acústicos, registrados com o uso de equipamentos especiais que visualiza a forma como o som se move no espaço. A ideia, aqui, é entender melhor a física por trás do fenômeno que tanto encanta, e até amedronta, as pessoas.

cUxjeG5GVndRZjA=

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,