Telescópio Hubble descobre enorme Halo na galáxia de Andrômeda

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5zdGFyc2hhZG93cy5jb20vX2ltZy9pbWFnZS9nYWxsZXJ5LzIvTTEwNF9tYXN0ZXIxLmpwZw==

O astrofísico Nicolas Lehner da Universidade de Notredame levou uma equipe de cientistas que usaram o Telescópio Espacial Hubble, da Nasa para identificar um imenso halo de gás em torno da galáxia de Andrômeda, a grande galáxia mais próxima à Terra. O halo se estende por cerca de um milhão de anos-luz de Andrômeda, a meio caminho da Via Láctea. A descoberta vai dizer aos astrônomos mais sobre a evolução e estrutura de galáxias espirais gigantes, como a Via Láctea e Andrômeda.

"Halos são as atmosferas gasosas de galáxias", disse Lehner, o investigador principal. "As propriedades destes halos gasosos controlam a taxa em que as estrelas se formam nas galáxias." O halo gigantesco e estimasse conter, pelo menos, tanta massa em seu gás difuso como metade das estrelas na galáxia de Andrômeda.

A Galáxia de Andrômeda, também conhecida como Messier 31 ou M31, é a galáxia mais maciça no Grupo Local de galáxias que inclui também a Via Láctea e outras galáxias que englobam cerca de 45 conhecidas. M31 contém um trilhão de estrelas, cerca do dobro do número de estrelas na Via Láctea. Estima-se que seja cerca de 25 por cento mais luminoso do que a Via Láctea e encontra-se a 2,5 milhões de anos-luz de distância.

O estudo demonstra que o halo é uma característica importante de Andrômeda, que tem um tamanho aparente de cerca de 100 vezes o diâmetro da lua, mas o gás no halo é "invisível". Para encontrar e estudar o halo, a equipe olhou para o fundo brilhante de objetos cuja luz é afetada pelo gás interveniente no halo. Quasares, que são objetos como estrelas muito distantes, são os organismos ideais para tal estudo já que eles são extremamente luminoso. Eles brilham devido à presença de gás caindo em buracos negros supermassivos em seus núcleos.

A equipe de cientistas usou capacidade única do Hubble para estudar a luz ultravioleta em alta resolução espectroscópica onde as características espectrais podem ser vistas e analisadas , assim revelando informações fundamentais sobre a natureza e extensão do gás halo de galáxias. A equipe extraiu o valor de cinco anos de dados a partir do arquivo do Hubble para realizar esta investigação e espera acumular uma amostra maior de quasares observados com o Hubble para estudar mais detalhadamente a relação íntima entre a galáxia e o seu halo.

De acordo com os pesquisadores, ao longo da vida de Andrômeda, quase metade de todos os elementos pesados feitos por suas estrelas foram expulsos muito além de 200.000 anos-luz do diâmetro do disco da galaxía. Os cientistas prevê quem a via Laçtea talvez também possua um Halo e se for verdade deve colidir com Andrômeda muito antes da colisão de ambas.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo