Estudo mostra que gamers têm mais massa cinzenta

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL3M4LnBvc3RpbWcub3JnL3N3ZTQ3aHdwMS8yMDE1MDQwMzE0MjkwOF82NjBfNDIwLmpwZw==

Você agora tem mais um argumento para defender o hábito de jogar videogame. De acordo com um estudo publicado esta semana pela revista americana Nature, fãs de jogos de ação possuem mais massa cinzenta e melhor função cognitiva do que pessoas pouco interessadas em games.

Pesquisadores da Universidade de Ciência Eletrônica e Tecnologia da China realizaram ressonâncias magnéticas em 27 gamers de alto nível - a maioria formada por competidores de e-sports - e em outros 30 jogadores "amadores".

Os cientistas focaram suas análises numa região do córtex cerebral conhecida como ínsula, geralmente relacionada a habilidades de percepção, coordenação motora e funções cognitivas. Dessa forma, foi possível identificar onde as conexões neurais acontecem com maior intensidade no cérebro dos gamers.

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDEyLzA5L3RodW1icy8xMjA5MTYtY2FtcGVvbmF0by1kZS1sZWFndWUtb2YtbGVnZW5kcy5qcGc=

Na maior parte dos casos, os cérebros dos jogadores profissionais possuíam maior atividade no lado esquerdo, associado a cálculos, lógica e pensamento objetivo. Isso explicaria a facilidade com que gamers conseguem resolver problemas simples de forma mais rápida do que pessoas que não jogam.

Os cientistas também descobriram que jogadores profissionais têm mais massa cinzenta - a substância que ajuda nosso cérebro a processar novas informações. O estudo conclui que, quanto mais você jogar, mais massa cinzenta seu cérebro vai produzir e, consequentemente, melhores e mais fortes conexões ele vai realizar.

IMAGEaHR0cDovL3M0LnBvc3RpbWcub3JnL3F2bHM1OTc0dC8yMDE1MDUwODExMzkwNC5qcGc=

O próximo passo dos cientistas é descobrir se gamers também possuem uma melhor neuroplasticidade - a capacidade de neurônios de mudar de forma e adaptar-se a novas experiências e informações.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque