Escape From Roshan Pit Board Game

#Artigo Publicado por kundunocz, em .

Olá doteiros imortais, quem vos escreve essa matéria com muito orgulho, é a pirata Gisa. Orgulho porque além de dota, jogos de tabuleiro sempre foram minha paixão. Orgulho em ver Dota + BoardGame juntos e feitos por um BR.

Mas vamos por partes, afinal do que eu estou falando? Escape from Roshan Pit, um jogo de tabuleiro para você imprimir e jogar, simples assim!

WAT? Que história é essa?

Tudo começou com a idéia de figurinhas carimbadas da comunidade de dota no exterior como Pyrion Flax, Nigma entre outros num tópico do reddit (/r/DotA2) em especial SoylentPersons que criaram o site: http://goldentickettoti5.com/ que nada mais é uma ação coletiva juntamente de um concurso para o "ticket dourado para o TI" e sim, se você já assistiu a fantástica fábrica de chocolate, tome a referência na sua cara

IMAGEaHR0cDovL2kyLndwLmNvbS93d3cud2VsY29tZXRvZG90YS5jb20uYnIvc2l0ZS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wNS93aWxseV93b25rYV9pcm9uaWNvLmpwZw==

A grande verdade é que muita gente fala sobre empresas como Riot, Blizzard e Hi-rez que fazem um excelente trabalho com seus games, mas um dos fatores é que o Dota é feito pela comunidade para a comunidade e isso é descrito na forma como foi apresentado o projeto:

O que é? - Um concurso de criação de conteúdo patrocinado pela comunidade. Os três primeiros lugares ganharão uma viagem para o The International 5 completamente patrocinada.

Quem está fazendo? - Nós todos já fomos ajudados por alguém e agora estamos ajudando de volta.

Onde posso me inscrever? - http://goldentickettoti5.com

Como posso ajudar? - Doação via Indiegogo, e divulgação!

Imagina só, ir para o TI com tudo pago? Até nós aqui do WTD queriamos.

E foi assim, que dois brasileiros Carolina Sattie e Rômulo Megalesma, de São Luís no Maranhão embarcaram nessa e criaram o BoardGame (Jogo de tabuleiro): Escape from Roshan Pit para ser impresso e jogado. Sim sim, basta imprimir, montar e jogar.

IMAGEaHR0cDovL2kxLndwLmNvbS93d3cud2VsY29tZXRvZG90YS5jb20uYnIvc2l0ZS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wNS9jYXJkcy5qcGc=

Eu não acreditei quando vi o game no reddit de tão OMG que fiquei. Isso porque, como amante de jogos, o cuidado nos detalhes, e até o principal, o manual de instrução estava ali. Eu acompanho muito o cenário de jogos de tabuleiro, se muitas vezes pequenos detalhes podem fazer a diferença. Algumas imagens do game pra vocês:

IMAGEaHR0cDovL2k1OS50aW55cGljLmNvbS9zZXQ0NTAuanBn

IMAGEaHR0cDovL2k2Mi50aW55cGljLmNvbS8yZHZteGUxLmpwZw==

Então, corri atrás e simpaticamente o casal me respondeu algumas perguntinhas, confira aqui a nossa pequena entrevista

IMAGEaHR0cDovL2kxLndwLmNvbS93d3cud2VsY29tZXRvZG90YS5jb20uYnIvc2l0ZS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wNS9yb211bG8uanBn

Gisa: Opa pessoal, seguem as perguntinhas =D E claro fiquem livres pra falar o q quiserem

Ja deixo meu muito obrigada, e também meus parabéns pelo projeto

Falem um pouquinho sobre vocês :) Jogam dota a muito tempo? E jogos de tabuleiro?

Carol: Oi gente! Muito obrigada por todo carinho que recebemos, estamos muito agradecidos. O Rômulo joga dota desde os 11 anos de idade, já eu jogo desde que estamos juntos, o que seriam uns 4 anos, peguei o DotA 2 no começo também. Já jogos de tabuleiros acho que posso falar por nós dois que jogamos bastante Banco Imobiliário, War, Detetive e ainda hoje jogamos com o irmão mais novo dele Scotland Yard, War e Monopoly, gostaríamos que jogos de tabuleiro fossem mais populares na nossa cidade, mas infelizmente é bem restrito a jogar em casa.

Rômulo: Jogo, sim. Tem mais de 10 anos que jogo DotA, e nunca fui bom em jogos de tabuleiro, mas também já joguei bastante.

Gisa: Essa idéia do Roshan Pit veio somente agora com o Gold Ticket ou vocês já tinham uma idéia?

Rômulo: Nunca pensei em fazer nada desse tipo, foi o concurso que me motivou a ter a ideia ^^

Gisa: Por que um jogo de tabuleiro?

Rômulo: Eu queria um jogo que todos pudessem jogar, incluindo os que não gostam ou que não conhecem DotA, e se divertirem do mesmo jeito. Pensei bastante, tinha um Banco Imobiliário por perto, daí eu pensei que um jogo de tabuleiro ficaria legal.

Gisa: Vocês pretendem adicionar mais cartas de heróis ao jogo? E mais habilidades?

Carol: Acho que o jogo não sustentaria mais personagens, talvez numa versão mais complexo como o Rômulo queria fazer inicialmente?

Rômulo: Se fizerem questão, sim. Se não, acho que vou me focar nas sugestões que recebemos da comunidade, como o TCG.

Gisa: Vendo que os heróis mais icônicos do Dota não estão presentes (e.g. Crystal Maiden, Dragon Knight, etc.), fico (ficamos) curioso(s) em saber porque escolheram Chen, SD, Io, Elder Titan, etc?

Carol: Ah sim, era requisito do concurso que qualquer conteúdo desenvolvido girasse em torno do Chen, SD, Io, Elder Titan, Visage e Karrosh.

Gisa: Vocês tem interesse em transformar o jogo em um produto comercializável? Ou qual o futuro do game?

Carol: Não temos interesse em comercializá-lo até porque não temos o heads up da Valve, o que significa que estaríamos nos apropriado de algo que não é nosso, e consequentemente teríamos problemas. haha Mas queremos sim melhorar o jogo, talvez transformá-lo em um board game moderno como nos foi sugerido, transferir pro Tabletop Simulator, e temos a sugestão também de fazer um TCG. Todas as idéias e recomendações estamos absorvendo e trabalhando em novos conteúdos, teremos mais tempo pra desenvolver e consequentemente pode ser algo mais complexo. Vamos ver o que o futuro aguarda pra gente. :)

Gisa: Como vocês se sentem com toda essa comoção BR torcendo por vocês? Teremos uma versão em PTBR?

Carol: Ah, é muito gratificante, sabe? Foi meio doido termos tanta gente torcendo por nós, nunca esperávamos isso quando postamos. Vocês são maravilhosos e queria agradecer de novo! haha Sim, a princípio foi criado em PTBR só falta a transferência para o material gráfico que eu não havia feito ainda, então estou trabalhando tanto no p&b quanto no ptbr, não posso prometer um dia porque também trabalho, mas prometo que antes do final de semana estará pronto pra que no fds todos possam reunir os amigos e jogar! Espero que quem imprimiu se divirta, é o que queremos mesmo. :) vocês podem acompanhar e baixar a versão pt-br e preto e branco aqui: http://www.roshanpit.csattie.com (mirror: http://www.escapefromroshanpit.wordpress.com).

Rômulo: Nunca imaginei que fosse rolar essa comoção toda, que fossem fazer uma matéria sobre nosso jogo no Joindota ou em qualquer outro lugar, nem que fôssemos parar na frontpage do reddit em questão de minutos, com tantos comentários de apoio e tudo mais. Pra mim, pelo menos, tá sendo muito louco. Acho que valeu a pena todo o trabalho empreendido na criação do jogo xD

Gisa: Mais uma vez obrigada :)

Nós que agradecemos!

E apesar da Carol ter razão e muita sobre as heads up, eu vejo esse jogo no Workshop, afinal temos tantas camisas e itens sendo feito para o Dota, e eu acho merecido para eles. Eu realmente me empolgo com uma versão mais complexa. Gosto de card game, mas vejo tambem muitas possibilidades.

Pra divulgar o projeto, eles criaram o Blog onde você também pode fazer o download do game http://roshanpit.csattie.com/

E se você curtiu, não deixe de comentar, dar sua opinião e participar por aqui. Deixamos pra eles nossa contribuição e torcida :)

kundunocz
kundunocz
, Bauru, Sao Paulo, Brasil
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,