Confira como os desenvolvedores levarão apps do Android para o Windows 10

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

Uma das novidades internas mais importantes do Windows 10 é o suporte a apps portados do Android e iOS. Com os projetos Astoria e Islandwood, os desenvolvedores poderão levar ao sistema operacional da Microsoft seus softwares já produzidos para as plataformas concorrentes, potencialmente resolvendo o principal problema do Windows nos smartphones.

Mas como isso vai funcionar?

Aparentemente, as coisas serão mais fáceis do que você imagina, pelo menos segundo o vídeo que a Microsoft divulgou no último final de semana. Roda o VT:

NmNYZ1RpY0E4VzQ=

Todo o processo começa com uma ferramenta online da Microsoft, que analisa o APK e informa ao desenvolvedor as mudanças sugeridas para que o aplicativo funcione bem no Windows. Normalmente, a ferramenta recomendará que o ícone seja alterado (para ficar harmonizado com o Live Tile) e que APIs específicas do Google Play Services sejam substituídas por equivalentes da Microsoft.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA1L2FzdG9yaWEtNC03MDB4MzkxLnBuZw==

Mas alterar o código do aplicativo para substituir as APIs do Google pelas da Microsoft deve dar um trabalhinho, certo? Na verdade, a Microsoft facilitou bastante esse processo: no caso de um aplicativo que faça uso de mapas, por exemplo, basta substituir uma única linha de código (a que faz referência ao Google Maps) e o aplicativo simplesmente passará a usar o Bing Maps, aceitando as mesmas instruções.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA1L2FzdG9yaWEtNS03MDB4Mzk0LnBuZw==

Para certos recursos dos apps, não será necessário alterar nada no código. É o caso de anúncios, estatísticas, compras in-app e notificações - a Microsoft entenderá o código desenvolvido para Android e o traduzirá para Windows 10. O próprio vídeo mostra o exemplo de um app com o tradicional botão de compartilhamento do Android. No Windows 10, o mesmo código faz o sistema exibir uma tela equivalente.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA1L2FzdG9yaWEtMS03MDB4Mzk1LnBuZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA1L2FzdG9yaWEtMi03MDB4MzkwLnBuZw==

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA1L2FzdG9yaWEtMy03MDB4MzkwLnBuZw==

Os apps para Windows 10 portados do Android poderão ser desenvolvidos e testados nas IDEs mais comuns, incluindo IntelliJ, Android Studio e Eclipse, tanto no Windows quanto no OS X.

emx0TnN4VjVPZUE=

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.