Tree of Savior - Review do Segundo CBT por Steparu

#Artigo Publicado por kundunocz, em .

Voltei recentemente do mundo dos mortos por jogar demais CBT2 de Tree of Savior! Muitos que me acompanham tem perguntado frequentemente sobre a data de lançamento específica da versão em Inglês do jogo. Honestamente, eu não tenho idéia! Porém, o jogo está bem encaminhado para o 1º Beta Fechado Internacional nos próximos meses, a não ser que haja atraso.

Jogabilidade - Ainda está facil?

Como sou um Tester experiente nos Betas Fechados de Tree of Savior, o jogo ainda me pareceu um pouco fácil. Muitas pessoas ficaram satisfeitas sobre como eles aumentaram a dificuldade dos chefes, dando a eles armadilhas reutilizadas aleatórias. Já no meu caso, não me agradou muito, provavelmente porque pareceu uma modificação preguiçosa para manter o conteúdo mais dificil. No fim, a maioria das batalhas contra chefes pareciam a mesma coisa, porém, com uma armadilha randômica em cada. Talvez isso foi uma alteração de último minuto, mas eu preferiria ver os chefes sendo buffados com suas formas únicas, tendo também poucos ataques especiais pesados. Foi estranho ver armadilhas aleatórias aparecer do nada e sem nenhuma razão em uma batalha contra um chefe. Não me entendam errado, pois elas são efetivas. Adicionam um pouco mais de desafio, especialmente quando você pisa aleatóriamente em uma armadilha invisível ou teia que prende seu personagem e resulta em sua morte. Sim, eu morri para as armadilhas. Eu acredito que quase todos os Boss, até mesmo os de campo (Field Bosses) podem ser solados sem utilizar o item de reviver da loja de cash da Nexon, tendo paciência e tempo. Os Boss também pareciam um pouco lentos e eu comecei a reparar em alguns com aparência reutilizada mais adiante.

Classes jogáveis - Planeje adiante!

O sistema de classes no Tree of Savior é o que faz desse jogo especial, comparado a outros jogos mais novos sendo lançados hoje em dia. A cada 15 leveis de classe o jogador pode decidir em escolher "uma" das "duas novas classes" para subir de Rank ou manter sua classe atual e maximizar as habilidades dela. Quando um jogador sobe de Rank, o level de classe volta para 1 e o jogador deve conseguir level de classe 15 novamente para a próxima mudança. Por favor mantenha em mente que você não mais poderá voltar para uma classe anterior depois de ter mudado para uma nova. Por exemplo, um Sapper com level de classe 15 não pode mais voltar para o ciclo de Archer porque ele só está disponível nas primeiras mudanças de Rank. Jogadores também devem planejar suas mudanças de classe cuidadosamente (*Como acontecia em Ragnarok Online). Por exemplo: a 2ª mudança de classe oferece ao jogador se tornar um Ranger, Quarrel Shooter, ou Archer denovo. Se você DECIDIR MESMO escolher Archer novamente, você perderá a oportunidade de mudar de classe para Ranger ou Quarrel Shooter. Planeje cuidadosamente suas mudanças de classe e divirta-se com várias possibilidades de combos de classes

Eu quis apenas correr e pegar a classe gunner (Schwarzer Reiter) o mais rápido possível e atirar em coisas! Acabei sendo extremamente pobre indo pelo caminho do Sapper. Agradecidamente, acabei encontrando um jogador Dievdirby que pôde me prover os materiais base de madeira para meu uso de armadilhas de madeira, o que ajudou bastante. Descendo pela árvore de Archer pareceu dolorosamente devagar para subir de level comparado ao meu personagem Mage do teste beta anterior. Senti como se na classe tivesse pouco dano e cooldown. Sem mencionar que comprar armadilhas foi complicado pois os NPC's não as vendiam, até que foi adicionado no último dia do beta. Você pode encontrar explicações mais detalhadas sobre o sistema de classes único no meu review anterior de Tree Of Savior.

Haviam certas habilidades ativas da minha classe gunner (Schwarzer Reiter) que eu não podia usar pois elas requerem que eu equipe um arco. IMCGames recentemente implementou uma solução para isso com a nova funcionalidade de troca de arma, tudo que você deve fazer é arrastar sua pistola e seu arco para o slot de troca de armas e apertar Alt+Z. Não é um problema grande, a não ser que você esteja jogando com a classe Schwarze Reiter pois todas as skills dela só podem ser usadas enquanto montado. Resumindo, eu terei que apertar alt+baixo para sair da minha montaria e posteriormente alt+z para trocar para o arco, usar a rotação de habilidades de arco, então alt+z novamente para trocar para a pistola e alt+cima para montar em meu pet denovo e utilizar minha rotação de habilidades com pistola. Suponho que escolher Sapper me ajudou pois era possível utilizar as armadilhas com uma pistola e não precisava me preocupar em ter que trocar para o arco.

Quests e Subindo de Level - Outro Grind Coreano ou Não?

A velocidade para subir de level estava na verdade decente durante o 2º CBT, o que não inclui o bonus nas taxas de EXP durante o último dia do beta. Subir de level pareceu consistente sem uma diferença notável grande na curva de EXP base até mesmo enquanto eu progredia através dos leveis mais altos do jogo. Porém, eu me deparei com vários problemas quanto ao level de classe pois eu estava mais focado em completar quests. O 2º CBT tinha 250 como limite de level que é facilmente alcançável em uma semana sem os bonus nas taxas de EXP. Estou supondo que o grind verdadeiro começa por volta do level 300-500. Eu foquei mais na história e áreas de quest e fiz um tanto considerável de grind durante os ultimos dias do beta. Nenhuma mudança drástica no sistema de quest e ainda é o mesmo do beta anterior. Apenas pegue e complete quests em uma zona, quando terminado, repita na próxima zona. Enquanto eu progredia para os leveis mais altos do jogo, as batalhas contra Boss se tornaram muito mais tediosas. Eu não estava mais animado para a proxima batalha contra Boss, talvez porque esta foi minha segunda vez jogando o jogo?

Um dos maiores problemas com relação ao jogo foi o balanço entre o level de base do personagem e o level de classe. A quantidade de experiencia adquirida para ambos não pareceu escalar corretamente. Vários jogadores acabaram tendo um level de base do personagem muito alto, enquanto seus leveis de classe ficaram drasticamente para traz. Isso é facilmente corrigido dando aos jogadores a escolha se eles querem receber Cartões de EXP ou Cartões de EXP de Classe depois de completar "quests especiais", certamente NÃO TODAS. Para aqueles que não estão cientes , todas as quests no jogo recompensam os jogadores com Cartões de EXP que aumentar seu level ao consumí-los. Cartões de EXP de Classe tem seus próprios problemas caso implementados, como jogadores conseguindo muita EXP de classe ficando abaixo do level para completar a quest de mudança de classe. Se o level do monstro é muito alto, o jogador vai dar "1" de dano independente de quão forte ele é por causa da diferença entre o level de base e o level do monstro. Solução? Hora do grind! Apenas certifique-se que está fazendo o grind nos monstros corretos, alguns podem dar mais EXP de classe enquanto outros podem dar mais EXP de base. Juntar cartões também pode ser ruim pelo fato de que existirem cartões de tier mais alto que dão bem mais EXP posteriormente. Falando por experiência, a forma mais rápida de subir a EXP de classe é fazer grind e pular as quests.

Conteúdo End Game - Level máximo, e agora!?

A maioria dos beta testers provavelmente nunca iriam conseguir chegar no level limite se o GM não tivesse dado um bonus de EXP extremamente grande durante o último dia do teste. A respeito do end game no 2º CBT, não tinha realmente muita coisa pra se fazer depois de chegar no level limite exceto caçar Chefes de campo aberto (*como os MVPS do Ragnarok). Eu acredito que este teste tem como foco primário testar as novas classes e tal. Tree of Savior dá aos jogadores missões de grupo para Chefes de Campo baseadas na média total de level do grupo. Tudo que eles devem fazer é esperar pelo contador de tempo e ir para o local. Quando todos os membros do grupo estiverem reunidos em uma localização especifica da missão o Boss de grupo irá surgir. Resumindo, TOS oferece tres tipos diferentes de Boss: Boss de quests normais ou história, Field Bosses e Summoned Field Bosses.

Forjando, Cartas, e Gemas - Pra que servem?

Enquanto forjar não era muito importante nos leveis iniciais do jogo, começou a se tornar algo por volta do level 170. É muito mais barato comprar na casa de leilões os materiais e forjar o item à comprar a arma pronta no preço total. A maioria dos monstros no jogo dropam receitas ao invés do item mesmo, forçando jogadores a forjar seus próprios equipamentos. A receita também é consumida após o item ser forjado e deve ser caçada novamente se você deseja forjar o mesmo item. Jogadores também podem forjar vários equipamentos para cabeça, apesar que talvez eles se tornem items de cash no futuro. Eu ainda não consegui desvendar pra que servem as cartas além de servirem para invocar os clones de sombra para as classes Sorcerer ou Necromancer, eu acho. Por fim, o sistema de gemas não pareceu muito importante durante o beta. Para mantê-los bem informados, tudo que você deve fazer é falar com um ferreiro e pedir para que ele crie um slot vazio para gemas. A partir disso, você pode colocar uma gema no item que você acabou de colocar o slot. O efeito varia dependendo da cor da gema e da parte que está encaixada em uma arma, armadura, luvas, sapatos, etc

O Mundo, Gráficos, e Som - Tudo que você precisa saber!

Eu explorei a maioria das áreas durante o primeiro e segundo Beta Fechado e devo falar que o jogo realmente tem várias áreas com uma aparência única. Os últimos mapas ainda são lineares, mas existem múltiplas saídas levando à zonas de baixo e alto level. Alguns jogadores podem ficar um pouco desapontados em como as zonas são organizadas em Tree of Savior, pois parecem um pouco pequenas comparadas a outros jogos onde você pode correr através de uma grande zona quadrada. Os gráficos são ótimos como sempre, tendo seus próprios toques de charme, mas precisam de um pouco de otimização pois muitas vezes eu tive várias quedas de FPS (Frame Por Segundo) e algumas pequenas congeladas. BGM (Background Music) é tão boa que eu nunca me preocupei em desligar a musica do jogo para escutar minha própria playlist. Eu até salvei a pasta do OST (Original Soundtrack) do Tree of Savior cheia de mp3's, antes de desinstalar o client do 2º Beta Fechado.

Conclusão - Round 2 e ainda divertido!

Tree of Savior Online teve uma leva de testes de 12 horas, de meio dia à meia noite na Coréia do Sul. Eu tive que testar o jogo durante minhas horas de trabalho das 7 da noite à 7 da manhã PST (Pacific Standart Time) e nem um único minuto foi perdido! Exceto pelo dia que eu não tive internet. Em resumo, o 2º Beta Fechado valeu a pena e eu me diverti muito jogando a noite toda, mesmo com este horário de testes ridículo. O jogo em sí não está realmente pronto para ser lançado, pois eu acabei me deparando com vários problemas quanto ao FPS, bugs gráficos, erros aleatórios, e crashes aleatórios durante o teste.

Eu estou um pouco mais preocupado com o conteúdo futuro de end game. Considerando a quantidade massiva de jogos online que são lançados na Coreia do Sul, a maioria das empresas estão correndo com a produção e lançando jogos com acesso antecipado com loja de cash ou fazendo um jogo muito facil apenas para roubar jogadores de outros títulos. Se você me perguntar, eu iria preferir ter um jogo desafiador à um jogo de grind. Eu adoraria ver um pouco de conteúdo relacionado a PvP (Player VS Player) ou GvG (Guild VS Guild) no Tree of Savior e talvez um sistema de grupos melhor. Como um estrangeiro, eu sempre tive problema encontrando os grupos certos para quests ou grind. Talvez não seja muito problemático sendo um jogador Coreano que pode spamar, gritar e tal. Durante a estréia inicial do TOS, IMCGames mencionou um sistema de grupo automático com jogadores ao seu redor ou na mesma quest. Não que as quests de história ou Boss sejam desafiantes o suficiente para requerer um grupo, é que eu fico realmente entediado jogando sozinho. Esta análise está ficando grande, tem tanto mais para escrever sobre coisas como stats, etc, mas é hora de terminar! Obrigado por me acompanhar em mais uma aventura jogando e eu espero ver todos vocês no Beta Fechado Internacional do Tree of Savior! Por favor certifique-se de seguir e clicar em gostei nas minhas páginas de mídial social abaixo e tenha um ótimo dia.

kundunocz
kundunocz
, Bauru, Sao Paulo, Brasil
Publicações em Destaque