Primeiras CPU's AMD "Zen" poderá ser Quadcore

#Notícia Publicado por Lawliet-L, em .

Alguns dos primeiros CPUs e APU's baseadas no da próxima geração "Zen" da AMD poderá ser quad-core. "Zen" será o primeiro projeto do núcleo monolítico(tipo Phenom ou Core i7) da AMD depois de uma temporada com módulos multi-core(dois núcleos em um modulo), com sua arquitetura "Bulldozer".

Como esperado, a nova arquitetura não compartilham recursos de hardware uns com os outros, com exceção do cache L3, como acontece com Intel Haswell e foi no passado com AMD Phenom.

IMAGEaHR0cDovL2NkbjIud2NjZnRlY2guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA0L3plbi5qcGc=

Há apenas uma área onde Zen será diferente de Haswell. Com Haswell, a Intel tem mostrado que pode aglomerar qualquer número de núcleos em um chip, e fazê-los partilhar um proporcionalmente grande cache L3. Haswell-E dispõe de 8 núcleos que compartilham um cache de 20 MB. O Haswell-EX apresenta 18 núcleos que compartilham 45 MB de cache. Com Zen, no entanto, a escala se pára em 4 núcleos compartilhando 8 MB de cache L3. Um conjunto de quatro núcleos torna-se o que a AMD chama de "unidade quad-core."(como por exemplo com Core 2 Quad, onde se fazia duas unidades Dual Core em apenas um único pacote, com isso a CPU acabando tendo dois cache's separados para cada "unidade"). Para ser absolutamente claro, este não é um módulo, os núcleos não compartilham componentes de hardware com o outro, com exceção do cache L3.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5raXRndXJ1Lm5ldC93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNS8wNC9hbWRfcXVhZF9jb3JlX3plbi5qcGc=

Para AMD para construir processadores com mais de 4 núcleos, a empresa terá que ampliar o número de tais unidades "quad-core". Uma CPU desktop high-end provavelmente contará com duas unidades, perfazendo 8 núcleos e 16 MB de cache L3 totais, 8 MB compartilhado entre os quatro núcleos, cada um. CPU's mais fortes como Opteron poderia conter ate quatro "Unidades Quad-Core", perfazendo 16 núcleos e 32 MB de cache L3.

Como a AMD planeja empacotar esses chips, permanece um mistério. Espera-se que as novas CPU's da AMD para desktop high-end deve apresentar um completo contagem de 8 núcleos(2x Unidades Quad-Core) com 16MB compartilhados individualmente entre as unidades e ate 24 pistas PCI-Express 3.0 e Dual Channel DDR4

No entanto o sucesso de "Zen", devera estar na eficiência energética, que deve apresentar 14nm pela GlobalFoundries

Hideki
Hideki #Lawliet-L

Deus e fiel!!

, Bahia
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,