Pequeno Manual Para Discussões em Geral

#Descontração Publicado por duduleonel, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9pc2FiZWxhbWQuZmlsZXMud29yZHByZXNzLmNvbS8yMDExLzExL2ZhbGMzYTFjaWFzLTEuanBn

Eu resolvi escrever este texto depois que acompanhei algumas discussões aqui no Facebook. Na verdade, eu me permito a chama-lo de "pequeno manual para discussões em geral". São algumas regras básicas para um bom debate intelectualizado.

01 - Duvide de tudo. Toda a informação quem recebemos carregam uma série de fatores agregados. A linha que divide uma informação de um boato é bem sutil. Quando uma informação é coerente, ela serve de base para uma discussão enriquecedora. Uma conclusão baseada em erros, no campo da Lógica, chamamos de Falácia (http://livrepensamento.com/guia-de-falacias-logicas/).

02 - Lembre-se: toda opinião tem dois lados. E vale a pena ouvir ambos. No caso de uma acusação, entenda que existe o direito de resposta. É a chamada "Réplica". Uma resposta dada a esta réplica, chama-se "Tréplica". Uma boa noção de Direito ajuda no entendimento.

03 - Alguns argumentadores utilizam-se de artifícios emocionais e visuais, muito bem montados, como técnicas de persuasão. Políticos e líderes religiosos adoram estas estratégias. Um bom exemplo: "A intimidação visual é recurso clássico de submissão do adversário, no reino animal. Quando gorilas batem várias vezes no próprio peito, quando cães arreganham os dentes, quando o professor olha fixamente para o aluno, a reação do alvo é instintiva porque entra em jogo o instinto de proteção ou de sobrevivência." Conceito do Jornalismo Manipulativo.

04 - No caso de uma pesquisa de opinião, atente-se para os conceitos da Estatística, particularmente a parte de "Amostragem". Esta é dividida em qualitativos e quantitativos. ( http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAVCsAA/amostragem)

05 - Não se deixe levar por formadores de opiniões, mentes intelectualizadas, opiniões apaixonadas ou comoção irracional.

06 - Pelo que e por quem você luta? Qual a origem da sua discórdia? Cuidado, você pode se tornar um "rebelde sem causa"!

07 - Entenda que a realidade é pessoal, e a verdade é Universal. A realidade é uma percepção da verdade. Bons exemplos são as religiões e os partidos políticos. Alcançar a verdade é um desafio para nossas mentes. Pense nisso antes de impor sua "verdade" sem dar chances de um contra argumento.

08 - Não tenha vergonha de assumir que você não sabe. A experiência surge com o conhecimento. Ninguém nasce sabendo de tudo. E lembre-se que nunca é tarde para o aprendizado. Quando você não conhece ou não se sente seguro para opinar, apenas se limite a dizer: "Não posso opinar a respeito do tema, pois não tenho o conhecimento necessário a respeito". Ou apenas diga: "Eu não sei". Não dificulte, simplifique!

09 - Pesquise e entenda o contexto de certas afirmações. Um bom exemplo é a discussão acerca da liberação da Maconha e da Maioridade Penal, aqui no Brasil. Por que os que defendem se colocam nesta posição? Porque o que são contra, assim se posicionam? No caso da Maioridade Penal, algum tempo atrás, boa parte da sociedade civil cobrava do estado uma mudança no código penal para uma maior punição aos mais jovens. Hoje, boa parte dos que defendiam, são contra. Por quê? Será que o sistema carcerário brasileiro está preparado para receber os detentos? Vale a pena pensar, pesquisar, argumentar e entender alguns conceitos antes de sair emitindo opiniões nas redes sociais. E a Maconha? Quais os prós? E os contras? Uma sociedade que libera o uso, realmente é menos violenta? O usuário é um doente ou um fora-da-lei?

10 - Não tente colocar sua opinião carregada de ódio, rancor ou frustração. Seja inteligente antes de argumentar. Seja racional e coerente. O preconceito se origina no ódio. Tenha a mente aberta para um bom debate.

Considerações finais:

Leia, leia, leia, sempre. Não seja um fantoche. Não aceite as coisas como um enlatado pré-concebido. Entenda que você nunca sabe de tudo. O mundo precisa de mentes pensantes, de pessoas hábeis em aceitar uma critica, em reconhecer seus erros e ser humilde na hora de dialogar.

Eduardo
Eduardo #duduleonel

Tenho em mim todos os sonhos do mundo!!!

, Rio de Janeiro
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,