Programador transforma o sofrimento ao lado do filho com câncer terminal em jogo de videogame

#Notícia Publicado por ZeroLive, em .

"Programador transforma o sofrimento ao lado do filho com câncer terminal em jogo de videogame".

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vZlc0QXVCTHdEOUVDcWVrUmY0aDBsSkUwZkZBPS9lLmdsYmltZy5jb20vb2cvZWQvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE1LzA0LzI3L3J5YW4tZ3JlZW4tc29uLWpvZWwtY2FuY2VyLXRvZGF5LTE1MDQyNF9kNDY5MGI4YzE0NmM5YmViZDNmYmQ2OThiYWZlY2I5Ni50b2RheS1pbmxpbmUtbGFyZ2UuanBn

Jogos de videogame são, normalmente, violentos ou orientados pela ação, mas o programador Ryan Green, de Colorado, nos EUA, decidiu usar essa arte para homenagear seu filho Joel, diagnosticado com câncer terminal no primeiro ano de vida. O pequeno deixou a família há um ano, quando tinha apenas quatro, mas será eternamente lembrado com a homenagem criada pelo próprio pai.

"Eu estava com medo de esquecê-lo", disse Ryan, de 34 anos, à NBC News. Foi então que ele decidiu criar o jogo "That Dragon, Cancer" ("Este Dragão, o Câncer"), convidando os jogadores a embarcar no dia a dia da sua família e a experimentar a intensidade emocional de viver com uma criança prestes a morrer.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vU2gza1hpODgwaS1DSTR0R1FnNGxPVHBNNGtvPS9lLmdsYmltZy5jb20vb2cvZWQvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE1LzA0LzI3L2pvZ28tdmlkZW9nYW1lLWNhbmNlci0xLmpwZw==

"O JOGO SERÁ BATIZADO DE "THAT DRAGON, CANCER" (Foto: Reprodução Vimeo)"

O jogo, classificado como poesia e espiritualidade, ajudou os pais e irmãos do pequeno a escapar da dor que sentiam, mas também os permitiu falar abertamente sobre o destino de Joel. "É uma carta de amor de um desenvolvedor de videogames para o seu filho; um jogo de aventura imersiva para inspirar o amor ao próximo; um memorial para centenas que lutaram contra o câncer", diz o site do projeto.

Desenvolvido por Joel e outros cinco colegas de trabalho, o jogo deve ser lançado no próximo semestre. "Não será algo típico", avalia Ryan. "Normalmente, em um jogo você tem um objetivo, que é possível de ser alcançado correndo, pulando e matando os inimigos... O que estamos fazendo é diferente. As suas decisões não alteram a forma como a história termina. Porque, em última análise, estamos contando uma história verdadeira. Joel não sobreviverá."

O jogo começa em um parque onde Joel joga pedaços de pão a um pato. Enquanto isso, as vozes de sua família são ouvidas ao fundo, explicando a condição do filho. Em seguida, os jogadores podem empurrá-lo no balanço e tocar seu rosto em uma cama do hospital. "Você será um amigo entre nós durante esta jornada", explica.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vaVNDN3l6eGs1QzM5RnFlSUlBbm9aT3lrQ2xVPS9lLmdsYmltZy5jb20vb2cvZWQvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE1LzA0LzI3L2pvZ28tdmlkZW9nYW1lLWNhbmNlci5qcGc=

"RYAN ESTEVE PRESENTE EM TODOS OS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS DO TRATAMENTO DE JOEL (Foto: Reprodução Vimeo)"

Em 2010, pouco antes de completar dois anos de vida, Joel foi diagnosticado com um tumor raro no cérebro, com o qual ele viveu por mais três anos. Para evitar mostrar o filho sofrendo de forma muito explícita, eles optaram apenas por puxar a risada real da criança documentada em vídeos caseiros, e eliminar o som do choro. Além disso, os personagens aparecem sem rosto, mas ainda assim demonstram emoção.

No final, os jogadores são convidados a deixar Joel partir, enquanto a família permanece em uma ilha. "Ele se move, mas nós não conseguimos", conta Amy Green, a mãe.

Ryan espera que sua criação se torne um recurso para outros pais em luto. "Não há muito espaço na nossa cultura para falar sobre a morte."

Clique no link para ver o video.

Thank You For Playing (2015) - Official Teaser.

ZeroLive
ZeroLive
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,