Cientistas modificaram geneticamente um embrião humano pela primeira vez

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2NpZm9uYXV0YS5jZWJpbWFyLnVzcC5ici9zaXRlX21lZGlhL3Bob3Rvcy9iY3YtYWVtX01FQm5POC5qcGc=

Projeto pioneiro não dá certo e causa polêmica na comunidade científica

Pela primeira vez na história, embriões humanos foram geneticamente modificados. Junjie Huang, geneticista na Universidade de Sun Yat-sen, em Guangzhou, na China, confirmou que sua equipe modificou o gene responsável por uma doença sanguínea fatal em embriões inviáveis - aqueles que não resultam em um feto.

A equipe de Huang usou uma técnica bem conhecida na ciência genética chamadaCRISPR/Cas9. Basicamente, os cientistas injetam, em um embrião, uma enzima que pode ser programada para se ligar a tala de DNA num local específico do gene. Durante o processo, é introduzida uma outra molécula para esse local para reparar defeitos genéticos. Até hoje, não existem outros relatos do uso dessa técnica em um embrião humano.

Os cientistas chineses usaram 86 embriões-teste obtidos a partir de clínicas de fertilidade. Por terem um conjunto extra de cromossomos eles eram inviáveis, o que significa que não formariam fetos. Após a injeção de enzima nos embriões, a equipe esperou 48 horas para que a molécula de DNA reconhecesse a enzima substituta.

15 embriões morreram e 71 sobreviveram. Desses, 54 foram analisados e apenas 28 (a metade) mostraram uma união bem sucedida. A maioria dos embriões rejeitou a enzima extra. Huang admitiu que a experiência não foi um sucesso e encerrou as pesquisas.

Polêmica entre cientistas

Os resultados reacendem um debate antigo na comunidade científica. Por um lado existem os cientistas que acreditam que a alteração do genoma humano pode prevenir doenças genéticas; e, por outro, há aqueles que acreditam que os efeitos de alteração genética não podem ser previstos e podem ser devastadores para a humanidade.

Mesmo se a taxa de sucesso fosse de 100%, a maioria dos cientistas alegam que essa técnica é antiética. Segundo eles, alterações genéticas em um embrião humano são repassados ​​para a prole e os efeitos sobre as gerações futuras são imprevisíveis.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.