Quantidade titânica de magma achada debaixo do super vulcão de Yellowstone

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL3VuZXdzLnV0YWguZWR1L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy9tYWdtYV8xci5qcGc=

Um reservatório em forma de bolha gigante de rocha ardente - quente foi descoberto muito abaixo do supervulcão embaixo Parque Nacional de Yellowstone - um que poderia encher o Grand Canyon mais de 11 vezes, dizem os pesquisadores.

A descoberta não aumenta o risco de futuras erupções no Yellowstone , disseram os autores do estudo. No entanto, uma melhor compreensão do encanamento do supervulcão de Yellowstone poderia lançar luz sobre todos os perigos que ele representa,dizem os cientistas.

A forma de bolha de magma recém-descoberta está na crosta inferior do vulcão, os cientistas informaram hoje (23 de Abril ) na revista Science. A rocha derretida se estende desde cerca de 12 a 28 milhas ( 19-45 quilômetros) de profundidade, e mede cerca de 30 milhas ( 48 km ) de comprimento de noroeste a sudeste e 44 milhas ( 70 km ) de comprimento desudoeste para nordeste . Este reservatório magma é de cerca de 11.200 milhas cúbicas (46.700 quilômetros cúbicos ) de tamanho.

Estudos anteriores haviam identificado uma câmara de magma de forma estranha mais perto da superfície do supervulcão de Yellowstone, uma de 2.500 milhas cúbicas (10.420 quilômetros cúbicos ) de tamanho , o suficiente para encher o Grand Canyon cerca de 2,5 vezes . Esta câmara parecia uma frigideira gigante, medindo cerca de 19 milhas ( 30 km ) de comprimento de noroeste a sudeste e 55 milhas ( 90 km ) de comprimento sudoeste para nordeste . Esta câmara fica a cerca de 3 a 9 milhas ( 5-14 km) abaixo da superfície do Parque Nacional de Yellowstone.

E se estourasse?

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5hYmMubmV0LmF1L3Jlc2xpYi8yMDE1MDQvcjE0MTYyNTlfMjAzMjYwNjMuanBn

Super vulcões são capazes de erupções superando qualquer coisa já registrado pela humanidade. Há cerca de uma dúzia de supervolcanoes na Terra hoje , e um dos maiores engloba Parque Nacional de Yellowstone. O parque é uma caldeira , ou uma cratera gigante , que é de cerca de 40 por 25 milhas ( 65 por 40 km ) de tamanho. Cada uma das três erupções de super vulcão cataclísmicos em Yellowstone atiraram grande parte da América do Norte, com cinza vulcânica. [ Grandes Explosões : 10 vulcões mais destrutiva da história].

Caso o Vulcão exploda, liberaria a energia de 11 bombas de Hiroshima a cada segundo com um total energético total de 23,4 mil megatons.

A Última erupção cataclísmica do supervulcão de Yellowstone ocorreu a cerca de 640.000 anos atrás, apesar da lava se infiltrar na superfície na área tão recentemente quanto 70 mil anos atrás. A erupção supervulcão hoje seria apocalíptica, mas a chance de Yellowstone explodir é talvez de uma em 700 mil a cada ano, disse o co- autor Robert Smith, um sismólogo da Universidade de Utah ,em Salt Lake City.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Publicações em Destaque