Google comemora os 81 anos em busca do monstro do Lago Ness

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2NkbjUudHJpcGxlcHVuZGl0LmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMC8xMC9sb2NoLW5lc3MtbW9uc3Rlci5qcGc=

Foi no dia 21 de abril de 1934 que a fotografia mais popular do monstro do Lago Ness foi capturada. Por isso, a Google decidiu celebrar a data com um doodle ilustrando aquilo que realmente aconteceu nesse dia há 81 anos. Simultaneamente, a empresa norte-americana lançou uma nova aplicação no Google Street View, que permite aos utilizadores explorar o lago escocês. Mas vamos por partes.

A famosa fotografia a preto e branco que capta o monstro carinhosamente conhecido como Nessie foi vendida pelo médico Robert Wilson ao Daily Mail, em abril de 1934. A imagem surgiu destacada na primeira página do jornal britânico, com o título "Fotografia de cirurgião londrino do monstro". A partir daí, a imagem ficou conhecida como Surgeon's Photography, ou Fotografia do Cirurgião, e durante anos foi vista como uma prova da existência da mítica criatura.

No entanto, como mais tarde se veio a descobrir, tudo não passou de um embuste. No ano anterior, em 1933, o Daily Mail contratou o ator, realizador e caçador Marmaduke Wetherell para encontrar o monstro do Lago Ness. Depois de ser ridicularizado, por ter encontrado uma pegada que se mostrou pertencer a um hipopótamo, Wetherell, com a ajuda do genro e de dois outros homens, engendraram um plano de vingança. A Surgeon's Photography, vendida por Robert Wilson, que estava a par do embuste, não representava o verdadeiro Nessie, mas um brinquedo submarino, com cabeça de plástico e pescoço em forma de monstro marinho.

Em 1994, Chris Spurling, genro de Wetherell, confessou o esquema. Porém, o desejo de muitos em encontrar provas de que Nessie existe de fato levou a que, mesmo após a confissão, vários aficionados continuem a defender a veracidade da fotografia.

A par do doodle e da história que carrega, a Google decidiu adicionar novas imagens ao Google Street View, permitindo que qualquer um explore o Lago Ness à distância de um clique. Esta nova característica do Google Maps possibilita a exploração do lago escocês tanto no nível acima da água como abaixo dela.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo