No Brasil, RPG 'The Witcher 3' teve mais de 800 personagens dublados

#Notícia Publicado por wesleyguimaraes111, em .

Tradução do jogo levou cerca de 5 meses, diz dublador Sérgio Moreno.

Atores Orlando Drummond e Maria Helena Pader também estão no elenco.

IMAGEaHR0cDovL2NkbjMtd3d3LmNvbWluZ3Nvb24ubmV0L2Fzc2V0cy91cGxvYWRzLzIwMTQvMDYvZmlsZV8xMTkxNzNfMF90aGV3aXRjaGVyM2hlYWRlci5qcGc=

O mercado cresceu, os fãs amadureceram e a tradução de games para o português do Brasil tem se tornado mais e mais uma obrigação para quem traz jogos ao país. [iurl=http://g1.globo.com/tecnologia/games/noticia/2015/04/fas-reclamam-de-dublagem-de-pitty-em-mortal-kombat-x.html]Mas enquanto alguns ainda acabam patinando[/iurl], outros estreiam querendo impressionar.

O RPG "The Witcher 3: Wild Hunt", primeiro game da série localizado para nosso idioma, teve mais de 800 personagens dublados para a sua versão brasileira, contou em entrevista ao site G1 o dublador Sérgio Moreno, um dos responsáveis pelo trabalho de tradução do game e o dono da voz do protagonista Geralt de Rivia.

Moreno também interpretou recentemente outras figurinhas conhecidas do público que curte jogos, como o vilão Pagan Min ("Far Cry 4") e o hacker Aiden Pearce ("Watch Dogs").

  1. "No game em si trabalhamos direto uns cinco meses. Teve tempos em que ficamos com quatro estúdios simultâneos para gravar tudo. E só com o Geralt devo ter gravado 30 dias", diz Moreno. "É essa coisa de RPG. Na mesma cena você tem três, quatro opções".

Para efeito de comparação, a dublagem de um filme leva em torno de 20 dias úteis, segundo Moreno. Já a localização de um game como "Watch Dogs", cerca de três meses entre idas e vindas do material para a aprovação das produtoras.

Mas o esforço valeu a pena. O site G1 jogou "The Witcher 3" por quase 3 horas e as impressões sobre o jogo saem em breve. Mas até lá, posso garantir que a dublagem do game, que, segundo a produtora CD Projekt Red, pode levar cerca de 200 horas para ser terminado, é excelente.

Além do próprio Sérgio Moreno, o elenco de "The Witcher 3" conta com vários outros atores e dubladores bem conhecidos dos brasileiros, como Orlando Drummond e Maria Helena Pader. Se você está assistindo à novela "O rei do gado", vai se lembrar da voz dela na hora. Ela é a Júlia, uma das empregadas de Bruno Mezenga.

Essa escolha de profissionais entendidos do assunto, somada à ótima tradução de falas de contexto espalhadas por "The Witcher 3", como uma criança brincando na rua, um comerciante pedindo ajuda ou guerreiros treinando para a batalha, ajuda você a mergulhar na aventura de Geralt, tornando a experiência muito mais viva e autêntica. Como o jogo é bem longo, atenção é algo fundamental.

O Geralt brasileiro

Apesar de já ter feito vários trabalhos com localização de games, inclusive o complexo tirano Pagan Min, Moreno conta que foi um desafio dar vida à versão nacional do Lobo Branco. "O Geralt foi bem trabalhoso porque a gente teve que chegar naquela voz. Ele é um bruxo, não é nada jovial", conta.

Durante a localização de Geralt - Moreno gosta de dizer que só é dublagem quando você coloca "som em cima de alguma imagem", e na maioria dos games não há referências - ele conta que foi até preciso tirar alguns intervalos do personagem.

  1. "[Porque] você tem uma responsabilidade do tamanho de um Geralt, sabendo que o povo é exigente, sabendo que ele é um bruxo e que faz coisas que não são do seu dia-a-dia. Por isso, eu intercalava as gravações, dava um tempo de dois ou três dias, e depois voltava. Foram 70 mil arquivos, se não me engano, só do Geralt", afirma.

Grandes fãs

Por ser um projeto enorme, a localização de "The Witcher 3" para o português do Brasil é um feito e tanto - mas um risco também. Porém, de acordo com Alex Boiret, coordenador de localização na CD Projekt Red, os grandes responsáveis pela realização disso são os próprios jogadores.

  1. "Se você tem grandes fãs, nós vamos até você. Acho que essa é a ideia", diz Boiret ao G1. "Eu não sei de todas as negociações, mas claramente existe uma demanda por 'The Witcher' aqui, e cá estamos".

di1RU2pkSnFDRzg=

Wesley
Wesley #wesleyguimaraes111

"Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta."

, Pinhais
Publicações em Destaque