Metal líquido abre caminho para robôs que mudam de forma

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

Ficção à parte, invenção também pode ser usada no campo da medicina, como se tornar um nanorrobô que leve remédio aos vasos sanguíneos

IMAGEaHR0cDovL3MxNC5wb3N0aW1nLm9yZy9oc3E0czAzM2wvMjAxNTA0MTAxMzEwMjRfNjYwXzQyMC5wbmc=

Cientistas da Universidade de Tsinghua, na China, descobriram um metal capaz de se tornar líquido e mudar de forma. A descoberta desperta a imaginação de pesquisadores e de fãs de ficção científica em todo o mundo.

"O metal é macio e parece bastante inteligente, podendo se transformar de acordo com o ambiente em que está, como acontece no filme de ficção 'O Exterminador do Futuro'", explica Liu Jing, professor e coordenador do projeto, fazendo referência ao personagem T-1000.

O material é feito com uma porcentagem de gálio, um composto químico que se encontra em estado líquido quando exposto a temperaturas maiores do que a ambiente (entre 21 e 23 graus Celsius). Jing e sua equipe descobriram que, quando é aplicada uma forte corrente elétrica, a liga altera drasticamente sua forma. Quando a corrente é desligada, o metal volta à sua forma inicial.

No entanto, a maior descoberta dos cientistas aconteceu quando eles colocaram o material produzido em contato com alumínio. Isso causou uma reação que criou bolhas de hidrogênio, que permitiram que o produto se locomovesse de acordo com sua própria vontade.

IMAGEaHR0cDovL21pZGlhLmNtYWlzLmNvbS5ici9hc3NldHMvaW1hZ2UvaW1hZ2UtNC1iLzY1YTYwY2Q2NzcwMzliYjQ2MGVmY2U0MTU3Njk4YjlmY2U1NmQ3ZTIuanBn

Os pesquisadores ainda estão estudando as propriedades do metal, mas Jing acredita que ele possa ter uma variedade de aplicações médicas. "No momento, ele tem potencial para se tornar um robô para as veias, levando medicamento aos vasos sanguíneos.", explica o professor.

Quanto às comparações com a máquina do filme "Exterminador do Futuro", Jing brinca dizendo que, se um dia for possível, espera que o robô seja usado para o bem da humanidade.

RXJDT1RkSXJ1b2M=

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,