Pioneira dos jogos em streaming, OnLive encerra atividades

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL291dGVyc3BhY2UudGVycmEuY29tLmJyL2ltZ3Nfb3MvbmV3cy8yMDEyL29ubGl2ZS5qcGc=

A OnLive, uma das pioneiras na distribuição de jogos por streaming, anunciou que encerrará suas atividades no final de abril. Parte dos ativos da empresa foi vendida à Sony, que já havia comprado a principal competidora da OnLive, a Gaikai.

O serviço da OnLive será efetivamente encerrado no dia 30 de abril, quando todas as contas de usuários serão apagadas e os servidores desligados. Não haverá reembolso para jogos comprados, mas a empresa promete devolver o dinheiro gasto no hardware (um controle e microconsole) em compras feitas desde 1º de fevereiro.

A OnLive começou a oferecer jogos por streaming na internet em 2010, através de um plano de assinatura que foi em seguida substituído por compra e aluguel de jogos. O serviço podia ser usufruído em PCs ou em um microconsole vendido pela própria OnLive - basicamente um dispositivo capaz de se conectar à internet e reproduzir vídeo em alta-definição em uma TV.

Embora fosse tecnicamente viável até rodar jogos rápidos, como os de tiro em primeira pessoa, em streaming pela internet, o conceito jamais se popularizou e em 2012 a OnLive entrou em processo de falência. A empresa se recuperou a partir de um novo investimento e foi rebatizada OL2 Inc. naquele mesmo ano.

Em um comunicado oficial, a OnLive lamentou que o público tenha se enganado ao ficar com a noção de que a empresa tivesse acabado desde a falência, embora tivesse mantido o serviço funcionando sem interrupções até hoje. "Superar a percepção de que estávamos mortos tem sido um dos desafios que não esperávamos após a recuperação", escreveu a empresa.

O comando da empresa também lamentou o declínio do "hype" acerca dos jogos por streaming. "Em 2012, a Sony comprou a Gaikai por US$ 380 milhões e nós sentimos que valíamos pelo menos tanto quanto. Mas nós não antecipamos o ciclo do hype e a desilusão e ceticismo sobre os jogos em nuvem que se seguiu".

A Sony, que comprou algumas propriedades intelectuais e ativos da empresa liquidada, lançou nos Estados Unidos o serviço de streaming de jogos PlayStation Now, que oferece jogos do PlayStation 3 em várias plataformas.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque
#Mundo, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,