Os 10 maiores gladiadores de todos os tempos

#Descontração Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2ltZy53YWxscGFwZXJzdG9jay5uZXQ6ODEvZ2xhZGlhZG9yLWVzcGFkYS13YWxscGFwZXJzXzE5MDM1XzE2MDB4MTIwMC5qcGc=

Amado pelas massas e por vezes desprezada pelas elites, gladiadores romanos foram os heróis da classe trabalhadora da antiguidade. Por mais de 650 anos, as pessoas se reuniram em arenas em todo o império para assistir a esses guerreiros armados e altamente treinados envolver-se em um esporte cheio de sangue, desmembramentos e assassinato a sangue frio.

10 - Tetraites

IMAGEaHR0cDovL2ltZy5oaXN0b3JpYWRpZ2l0YWwub3JnLzIwMTAvMDEvR2xhZGlhZG9yLU11cm1pbGxvLmpwZw==

Tetraites foi originalmente descoberto por meio de pichações encontradas em Pompéia, em 1817, que ilustravam sua corajosa vitória sobre Prudes. Lutando no estilo mirmilão, ele usava uma espada curta, um grande escudo retangular, um capacete, protetores de braço e caneleiras. A extensão da fama de Tetraites só foi totalmente compreendida no final do século XX, quando foram encontradas cerâmicas em lugares tão distantes como a França e a Inglaterra, com ilustrações das vitórias do gladiador.

9 - Priscus e Verus (empatados em nono lugar)

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5icm9hZGNhc3Rub3cuY28udWsvcGljdHVyZXMvNjM2eEFueS84LzkvMy8xMTI4ODkzX3JvbWVfdW53cmFwcGVkLmpwZw==

Não se sabe muito sobre esses dois rivais, apesar de sua luta final ser bem documentada. A batalha entre Prisco e Verus no primeiro século d.C foi o primeiro combate de gladiadores no famoso Anfiteatro Flaviano, o Coliseu de Roma. Depois de uma vigorosa batalha que se arrastou por horas, os dois gladiadores se renderam um ao outro, ao mesmo tempo, baixando suas espadas em respeito mútuo. A multidão, extasiada pela luta, gritou em aprovação, e o Imperador Tito premiou a ambos com as rudis, uma pequena espada de madeira dada aos gladiadores no momento de sua aposentadoria. Priscus e Verus deixaram a arena como homens livres.

8 - Spiculus

IMAGEaHR0cDovL3BhZGZpZWxkLmNvbS9iaWJsZS10aW1lcy9nbGFkaWF0b3JzLWNoYXJpb3RzL2ltYWdlcy9nbGFkaWF0b3ItMDEuanBn

Spiculus, outro gladiador famoso do primeiro século d.C, teve uma especial relação de proximidade com o (supostamente) maligno imperador Nero. Após inúmeras vitórias de Spiculus, Nero concedeu-lhe palácios, escravos e riquezas além da imaginação. Quando Nero foi deposto em 68 d.C, ele pediu a seus assessores para encontrar Spiculus, porque desejava morrer nas mãos do famoso gladiador. Mas Spiculus não pôde ser encontrado, então, Nero foi forçado a tirar sua própria vida.

7 - Marcus Attiliu

IMAGEaHR0cDovL2ZvbmRvc2RlcGFudGFsbGFoZGdyYXRpcy5vcmcvd2FsbHBhcGVyLW9yaWdpbmFsL3dhbGxwYXBlcnMvNDY5NzcxX2dsYWRpYXRvcl92b2luX2dsYWRpdXNfc2hsZW1fc3RpbF9kb3NwZXhpX3Bsb3RfbWV0XzE2ODB4MTA1MF8td3d3LWdkZWZvbi1ydS0xMTgwMS5qcGc=

Apesar de ser um cidadão romano de nascimento, Attilius escolheu entrar na escola de gladiadores em uma tentativa de liquidar as pesadas dívidas contraídas durante a sua vida. Na primeira batalha ele derrotou Hilarus, um gladiador pertencente a Nero, que havia vencido treze vezes seguidas. Em outro combate, Attilius passou a derrotar Raecius Felix, que ganhara doze batalhas seguidas. Os feitos de Attilius foram narrados em mosaicos e pichações descobertas em 2007.

6 - Carpophorus

IMAGEaHR0cDovL2xoNS5nZ3BodC5jb20vLXlwUTMxSTgxNExZL1V0S2ZXVkxCWklJL0FBQUFBQUFBUWFnL0dKUVBGM3k2R3dnL2dsYWRpYWRvcl8zX3RodW1iMy5qcGc=

Enquanto os outros gladiadores nesta lista são conhecidos por seus combates corpo-a-corpo contra outros seres humanos, Carpophorus era um famoso bestiarri. Esses gladiadores lutavam exclusivamente contra animais selvagens, e, sendo assim, tinham carreiras muito curtas. Lutando no início do Anfiteatro Flaviano, Carpophorus ficou famoso por derrotar um urso, um leão, e um leopardo na mesma batalha. Em outro combate naquele dia, ele matou um rinoceronte com uma lança. No total, diz-se que ele matou vinte animais selvagens em um único dia, levando os fãs e os companheiros de profissão a comparar Carpophorus com o mitológico Hércules.

5 - Crixus

IMAGEaHR0cDovL3R5Y2Fubm9uLmNvbS93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8wMy9VbnRpdGxlZC0xLmpwZw==

Crixus, um gladiador gaulês, era o braço direito do número um desta lista. Ele teve um sucesso notável na arena, mas se ressentia profundamente de seu Lanista - o líder da escola de gladiadores e seu "dono". Então, depois de fugir para a liberdade, ele lutou em uma rebelião de escravos, ajudando a derrotar alguns exércitos enviados pelo senado romano com relativa facilidade.

Depois de uma discursão com o líder da rebelião, no entanto, Crixus e seus homens se separaram do grupo principal e se dirigiram para o sul da Itália. Essa manobra desviou a atenção das forças militares inimigas do grupo principal, dando-lhes um tempo precioso para escapar. Infelizmente, as legiões romanas alcançaram Crixus antes que ele pudesse se vingar das pessoas que o haviam oprimido por tanto tempo.

4 - Gannicus

IMAGEaHR0cDovL2kyNi5waG90b2J1Y2tldC5jb20vYWxidW1zL2MxMzEvUm9ndWVsZHIxMjgvc3BhcnRhY3VzLWdvZHMtb2YtdGhlLWFyZW5hLWdhbm5pY3VzLmpwZw==

Gannicus era um gladiador de origem Celta visto como imbatível; um demônio com duas espadas, mortal na arena. Toda essa expectativa que tinham nele, tornou-o um homem arrogante e despreocupado com tudo. Imprudente, até mesmo, tendo uma vez lutado vendado para provar que é capaz -- e, no fim, saiu vitorioso. Gannicus foi um dos gladiadores que escapou da escola de gladiadores de Lentulus Batiatus em Capua . Junto com o trácio Spartacus , os gauleses Crixus , Oenomaus e o romano Castus, se tornou um dos líderes dos escravos rebeldes durante a Terceira Guerra Servil (73-71 a. C).

3 - Flamma

IMAGEaHR0cDovL2ZjMDIuZGV2aWFudGFydC5uZXQvZnM3MS9mLzIwMTIvMTgyLzEvMy8xM2Y3M2U2M2YyYTcxZTY2OTM5ZWVlNTEyZDBjMTVjNi1kNTVqZ2E4LmpwZw==

Flamma, um escravo sírio, morreu com a idade de trinta anos, depois de ter lutado trinta e quatro vezes e ter ganho vinte e um desses combates. Nove batalhas terminaram empatadas, sendo ele derrotado apenas quatro vezes. O mais admirável é que Flamma foi premiado com a rudis quatro vezes. Quando a rudis era dada a um gladiador, ele era libertado de seus grilhões, podendo viver normalmente entre os cidadãos romanos. Mas Flamma recusou a liberdade, optando por continuar a lutar na arena.

2 - Commodus

IMAGEaHR0cDovL2kudGVsZWdyYXBoLmNvLnVrL211bHRpbWVkaWEvYXJjaGl2ZS8wMjcyMi9HbGFkaWF0b3JfMjcyMjM4N2IuanBn

Notoriamente interpretado por Joaquin Phoenix no filme Gladiador, Commodus foi um imperador apaixonado pelos combates na arena. Um egocêntrico narcisista, Commodus via-se como o maior e mais importante homem do mundo. Ele acreditava ser Hércules, indo tão longe nessa crença a ponto de vestir uma pele de leopardo como a usada pelo famoso herói mitológico. Mas na arena, Commodus geralmente lutava contra gladiadores que estavam armados com espadas de madeira, e abatia animais selvagens que estavam presos ou feridos.

Como você pode imaginar, a maioria dos romanos não apoiavam Commodus. Suas falsas proezas na arena eram vistas como desrespeitosas, e suas vitórias previsíveis eram tidas como espetáculos enfadonhos. Em alguns casos, ele capturava cidadãos romanos com deficiências físicas e os matava na arena. Como prova de seu narcisismo, Commodus cobrava um milhão de sestércios para cada apresentação, embora ele nunca tenha sido exatamente "convidado" a se apresentar na arena. Commodus foi assassinado no ano 192, e acredita-se que suas ações como um "gladiador" encorajaram o seu círculo íntimo a realizar o assassinato.

1 - Spartacus

IMAGEaHR0cHM6Ly90aGV0cmlwbGVvcHRpb24uZmlsZXMud29yZHByZXNzLmNvbS8yMDE0LzAzL3NwYXJ0YWN1cy1ibG9vZC1hbmQtc2FuZC0zLmpwZw==

De longe o mais famoso gladiador da história, Spartacus era um soldado trácio que tinha sido capturado e vendido como escravo. Lentulus Batiatus, de Cápua, deve ter reconhecido seu potencial, porque ele comprou Spartacus com a intenção de transformá-lo em um gladiador. Mas a independência feroz de um guerreiro não é facilmente domada: em 73 a.C, Spartacus convenceu setenta de seus companheiros gladiadores, entre eles Crixus, a rebelarem-se contra seu senhor. Na revolta, Batiatus foi assassinado e os gladiadores fugiram para as costas do vizinho Monte Vesúvio. Enquanto em trânsito, o grupo ia reunindo homens livres e também muitos outros escravos, tornando-se assim, um grande e poderoso exército.

Os gladiadores passaram o inverno de 72 a.C a treinar os escravos recém-libertados, em preparação para o que hoje é conhecido como a Terceira Guerra Servil, com suas fileiras chegando a abrigar até 70 mil pessoas. Legiões inteiras foram enviadas para matar Spartacus, mas foram facilmente derrotadas pelo espírito de luta e experiência dos gladiadores. Em 71 a.C, Marco Licínio Crasso juntou 50.000 soldados romanos bem treinados para perseguir e derrotar Spartacus. Crasso encurralou Spartacus no sul da Itália, derrotando suas forças, e matando o ex-escravo ( o corpo de Spartacus, contudo, nunca foi encontrado ). Seis mil de seus seguidores foram capturados e crucificados ao longo da Via Ápia, a estrada de Cápua a Roma.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque