Região Amazônica terá internet de altíssima velocidade

#Notícia Publicado por zaetchaos, em .

Instalar cabos de fibra ótica no fundo dos rios da Amazônia é a nova aposta do Exército Brasileiro e da Rede Nacional de Pesquisas (RNP) para levar internet de alta velocidade a cidades ribeirinhas no meio da floresta mais densa do mundo.

"Como a população das cidades vive à margem dos rios, a rota de navegação e transporte é o rio. É a solução menos intrusiva", diz o General Decilio de Medeiro Sales, chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército. Segundo a RNP, 94% das 7,5 milhões de pessoas que poderão ser atendidas pelo projeto são ribeirinhas.

IMAGEaHR0cDovL3MyLmdsYmltZy5jb20vZE1JODhpdXFvUDZJSFRhaHhzUEhINVBsRWVRPS9zLmdsYmltZy5jb20vam8vZzEvZi9vcmlnaW5hbC8yMDE1LzAzLzE5L2FtYXpvbmlhLWNhYm8tZzEuanBn

O plano é construir infovias de 7,8 mil km pelos rios Negro, Solimões, Purus e Juruá. O custo estimado é de R$ 1 bilhão e a previsão de conclusão é 2017. O objetivo é levar conexão para o interior do Amazonas. Hoje, a solução é o acesso via satélite - instável e caro. A tecnologia de fibra ótica permitirá conexões de até 100 Gigabit por segundo: capacidade usada para atender também o governo do Amazonas e órgãos como Receita Federal e Ibama.

Rafael
Rafael #zaetchaos

Legalize Já

, Juiz de Fora - MG
Publicações em Destaque