Melhor console de todos os tempos

#Descontração Publicado por Anônimo, em .

Playstation 2: a história

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5zb21vc25lcmRzLmNvbS5ici9ub3RpY2lhcy9pbWFnZW5zLzMwMi9maWxlcy9wczIucG5n

Playstation 2, carinhosamente apelidado pelos gamers de PS2, é o console mais bem sucedido da história dos videogames. Não é preciso inventar muitos dados para provar, basta ver quantos jogadores ativos ainda jogam no PS2.

A história do Playstation 2 começou com o Playstation (PS1) claro, mas como a Sony entrou para o mercado de videogames antes dominado por Nintendo e Sega? Concorrer com esses dois pesos pesados era algo que poucos tentaram e ninguém havia conseguido ainda. As duas empresas dominaram os games nos anos 80 e 90 e parecia virtualmente impossível bater de frente com a hegemonia delas. Mas a Nintendo deu um escorregão.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5qb2dvcHMyLmNvbS5ici9pbWFnZXMvc3Rvcmllcy9vcGxheXN0YXRpb24yL3BzMS5qcGc=

Resumindo bem a história: a Nintendo fechou um acordo com a Sony para desenvolver um leitor de CD, mídia que ganhava força no início da década de 90. A ideia era usar o leitor como uma expansão para o Super Nintendo. Com o projeto quase pronto, a Nintendo pulou fora depois de vários desentendimentos e deixou a Sony a ver navios. A Nintendo procurou a Philips para uma nova parceria e a Sony, sem nenhuma experiência no ramo de videogames, ficou sem saber o que fazer.

Foi então que o engenheiro-chefe do projeto, Ken Kutaragi, convenceu seus superiores a lançarem o projeto que deveria ser uma expansão como um console de videogames da Sony. Não foi nada fácil convencer os rígidos figurões da diretoria, mas a raiva que todos nutriam pela Nintendo no momento era maior do que o medo de prejuízo. Assim, o Sony Playstation foi lançado no Japão em 3 de dezembro de 1994 e nos Estados Unidos em 9 de setembro de 1995.

A grande novidade que o console da nova competidora trazia era a possibilidade de gerar gráficos em 3D. Enquanto o Super Nintendo lutava para simular o 3D com um chip embutido nos jogos, o hardware do Playstation lidava com gráficos 3D de forma mais natural do que com sprites 2D, o que levou a uma revolução no mercado. As desenvolvedoras de games viram ali uma possibilidade de expansão gráfica nova, podendo fazer jogos mais realistas que teriam mais apelo dentre os jogadores.

Ao mesmo tempo, o Playstation foi responsável por vários fenômenos culturais e de mercado. Títulos como Winning Eleven, Resident Evil, Tomb Raider, Dino Crisis, Tekken, Silent Hill, Gran Turismo e Final Fantasy (esse um golpe mortal na Nintendo), mudaram o foco dos jogadores de videogames. De repente, não eram só crianças que jogavam games, os adultos queriam entrar nessa brincadeira. Resident Evil talvez tenha sido o carro-chefe dessa mudança de atitude, fazendo o Playstation se tornar mainstream. O jogo era sombrio, não economiazando na violência e terror. Definitivamente não era para crianças. A Sony até tentou agradar o público mais jovem com Crash Bandicoot, a tentativa da empresa de ter um mascote caristmático para o PS1, mas embora os games do masurpial fossem divertidos, ele nunca emplacou como mascote. O Playstation era definitivamente um console para adolescentes e adultos.

Isso ia contra a Nintendo, com seu foco sempre na família e crianças, além de roubar uma gorda fatia da Sega, que não tinha lá tantos pudores e lançava jogos sangrentos vez ou outra. Outra grande tacada da Sony foi o lançamento do Memory Card, que permitia salvar o progresso do jogo em qualquer lugar e depois retomar a jogatina do mesmo ponto. Isso permitiu que os jogos tivessem histórias mais longas e complexas, com maior duração de jogo.

Final Fantasy VII, citado anteriormente, foi um dos beneficiados. O jogo, produzido pela Square, era exclusividade da Nintendo, mas depois que os desenvolvedores viram a capacidade do PS1, trocaram de casa. Gráficos 3D e mídia (CD) que cabia pilhas dados permitiram uma experiência cinematográfica que se transformou em um dos maiores cults da história dos games.

O problema da Nintendo foi ter lançado um novo videogame para concorrer com o PS1 que ainda utilizava cartuchos para armazenar seus jogos. O Nintendo 64 já nascia tecnologicamente enterrado pelo PS1 e seus jogos em CD. A Sega tentou a sorte com o Sega Saturn, que também usaria CD para armazenar seus jogos. O problema é que ele não produzia gráficos em 3D com a mesma qualidade do Ps1, sendo que seus jogos 2D eram belíssimos. Mas depois que os jogadores já tinham adentrado o novo universo 3D, cheio de possibilidades, não queriam mais jogar games em 2D. A Sega acabou sendo a que mais perdeu nessa briga, por não encontrar um nicho para manter seu público.

No final da história, o Playstation vendeu mais de 100 milhões de consoles e começou a transformar videogames em algo cool e amplamente aceito pela sociedade, legado que o seu sucessor, o Playstation 2, herdou e elevou ao máximo.

Nasce uma lenda: o Playstation 2

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5qb2dvcHMyLmNvbS5ici9pbWFnZXMvc3Rvcmllcy9vcGxheXN0YXRpb24yL3BsYXlzdGF0aW9uLTIuanBn

Depois do sucesso estrondoso do PS1 a Sony se estabeleceu de vez no mercado de videogames. Estava na hora de lançar um sucessor para o PS1 e continuar a guerra contra Sega e Nintendo. A próxima geração de consoles viu a briga entre Dreamcast (o primeiro a sair), Playstation 2 e Gamecube (o último a ser lançado). O resultado final foi humilhante, com o PS2 engolindo os outroras reis do pedaço.

Com o caminho pavimentado pelo PS1, o Playstation 2 não teve muito trabalho para continuar a ganhar terreno. Só foi preciso reviver os mesmos jogos com gráficos melhores. O Playstation 2 foi anunciado em março de 1999 e lançado oficialmente em março de 2000 no Japão. Nos Estados Unidos o PS2 foi lançado em 26 de outubro de 2000.

O mais difícil é precisar quantas unidades de PS2 já foram vendidas até hoje, pois ele continua vendendo e bem (estamos falando de 2010, 10 anos após seu lançamento!). Os fatores que levam o Playstation 2 a ser o videogame com vida mais longa da história são muitos, mas talvez os principais sejam a sua enorme biblioteca de jogos, com dezenas de títulos clássicos e o hardware que gera gráficos que ainda são atraentes. Ou seja, o bom e velho PS2 ainda consegue divertir e muito os seus donos. Outro fator preponderante é o preço. A relação custo-beneficio do PS2 é imbatível.

Estima-se que até 2010 quase 200 milhões de PS2 já tenham vendidos. A Sony acertou muito no planejamento do PS2. Pra começar, ela tornou o console retro-compatível, ou seja, todos os jogos de PS1 poderiam ser jogados no PS2 (os Memory Cards do PS1 também eram aceitos). A mídia que a Sony escolheu foi o DVD, mas um acerto incontestável. Isso permitiu a sobrevivência do PS2 por mais de 10 anos, pois até hoje jogos são lançados para o console.

A Sony percebeu como o PS1 estava mudando a indústria, atraindo cada vez mais jogadores adultos. Com o PS2, a estratégia de marketing foi ainda mais agressiva e a Sony começou a vender seu novo console como uma central de entretenimento. Além de rodar jogos, o usuário poderia assistir a filmes em DVD e escutar música em CD. De repente o consumidor não tinha mais escolha, simplesmente precisava comprar um PS2. Afinal, era um videogame, cd player e dvd player em uma só caixa. Acredite, em 2000 isso era demais.

Mas de nada adiantaria toda essa estratégia se os jogos não correspondessem a altura. E eles não apenas corresponderam, como criaram limites difíceis de serem batidos. De cabeça, sem consultar nenhuma lista, podemos citar inúmeros jogos que se tornaram campeões de crítica e vendas, verdadeiros clássicos. Winning Eleven (hoje Pro Evolution Soccer), Gran Turismo 2 e 4, God of War 1 e 2, Ico e Shadow of The Colossus, Okami, Metal Gear Solid 2 e 3, Black, Resident Evil 4, Silent Hill 2, 3 e 4, Devil May Cry 1, 2 e 3, Guitar Hero (todas as versões mais Rock Band), vários da franquia Mortal Kombat, Tekken e a cereja do bolo, Gran Theft Auto.

GTA como é conhecido e jogado hoje praticamente nasceu no PS2. A série era 2D, com uma engine arcaica e visão aérea da ação. Não tinha nada demais no jogo além de um pouco de polêmica, já que se roubava carros e fugia da policia. Mas no Playstation 2 a Rockstar transformou o game em 3D e inventou o conceito de sandbox, ou seja, um mundo aberto onde o jogador pode brincar à vontade, fazendo o que bem entender. Só esse jogo sozinho já colocaria o PS2 no hall da fama dos videogames, mas a lista é longa. Depois de GTA 3, foram lançados 2 versões de igual qualidade e sucesso, GTA; Vice City e GTA: San Andreas.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5qb2dvcHMyLmNvbS5ici9pbWFnZXMvc3Rvcmllcy9vcGxheXN0YXRpb24yL3BzMi1zbGltLmpwZw==

O sucesso do PS2 no Brasil se deveu muito por causa do desbloqueio do aparelho. Com o desbloqueio, era possível jogar games alternativos, o que gerou um incrível comércio paralelo de jogos. Com preços 10 vezes menores que os dos jogos originais, o menos abastado consumidor brasileiro podia pela primeira vez jogar todos os jogos que quisesse. A Sony demorou para ver esse problema que assolou vários países do terceiro mundo e deixou a pirataria proliferar à vontade. O raciocínio corporativo é que pelo menos eles estavam vendendo um caminhão de consoles em países economicamente mais fracos.

Se a Sony tivesse entrado nesses países antes, com preços mais competitivos para produtos originais, talvez esse problema não tivesse escalado tanto. Depois, o mesmo problema virou desculpa para as grandes fabricantes de videogames não se instalarem oficialmente onde houvesse pirataria pesada. Segundo eles, não é mais viável. Depois de uma década é que o Brasil começa a ver a luz do dia, primeiro com a Microsoft e seu xBox 360 nacional, agora com a Sony e o PS2 e PS3 nacionais. Mas ainda está longe de termos preços viáveis, muito por causa das taxas irreais impostas pelo governo.

Mas voltemos ao sucesso do PS2 no Brasil. Outro fator decisivo para que o console caísse nas graças dos brazucas foi sem dúvida o futebol. Winning Eleven era o jogo de futebol mais realista já feito e começou a virar febre nacional. Patches eram lançados a cada nova versão com os times brasileiros. Camisas oficiais e escalação atualizada eram só o começo, depois os patches começaram a ter menus e narração em português, um verdadeiro trabalho de fãs dedicados. Trabalho que até hoje é feito, diga-se de passagem. Os campeonatos e rachas caseiros continuam à toda no PS2, já que a Konami não abandonou o console e continua lançando o PES anualmente.

Os jogos do PS2 mostraram de vez que videogame não era mais coisa (só) de criança. Claro que se olharmos a biblioteca de jogos do PS2 vamos achar dezenas de jogos infantis, mas vamos achar centenas de jogos para adultos. Ou seja, é um console para divertir toda a família, tem jogos de todos os tipos para todos os gostos. São quase 2 mil jogos! E as produtoras sabem que existem quase 200 milhões de PS2 espalhados pelo mundo, então as chances de o console mais querido de todos os tempos continuar na ativa são grandes.

Já tem muitas postagens sobre nosso querido PS2, mas é sempre bom recordar!!

Tenho o meu tijolão guardado até hoje!!! E vc?

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque