IPv6 estará disponível para o público a partir de julho,revela ANATEL

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

De acordo com anúncio no portal da Anatel, as prestadoras de telecomunicações estarão preparadas para disponibilizar endereços no protocolo IPv6 aos seu novos usuários a partir de 1º de julho de 2015.

Para as interconexões e interligações (usuários corporativos), o novo protocolo já está disponível por parte de todas as prestadoras em seus principais pontos de troca de tráfego.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWJvby5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDMvaXB2NmxvZ28uanBn

O IP (Internet Protocol) é o principal protocolo de comunicação da internet, sendo responsável por endereçar e encaminhar as informações que trafegam pela rede, identificando cada dispositivo conectado a ela. A versão 6 desse protocolo (IPv6) foi criada para resolver a disponibilidade de endereços possíveis de serem alocados pela atual versão 4 (IPv4), cuja capacidade está esgotada. O IPv6 atende ao crescimento de equipamentos conectados à rede mundial de computadores.

Com o esgotamento do IPv4, torna-se necessária a implementação da nova versão do protocolo (IPv6) não só nas redes das prestadoras de telecomunicações, mas também pelos provedores de conteúdos, de serviços e de aplicações, como servidores de hospedagem, portais de conteúdo, websites, provedores de e-mail, comércio eletrônico, serviços bancários e de governo.

Em fevereiro de 2014, a Anatel, com participação das prestadoras de telecomunicações e do NIC.br, iniciou a coordenação das atividades necessárias à adoção do protocolo IPv6 nas redes brasileiras e da solução temporária para o período de transição para o IPv6.

IMAGEaHR0cDovL2RpYXJpb2RlZ29pYXMuY29tLmJyL2ltYWdlcy9zdG9yaWVzL2ltYWdlbnMvMjAxNC9PdXR1YnJvL2ludGVybmV0X2tleWJvYXJkLTEwMDA0MjcxOC1vcmlnLmpwZw==

Até a migração completa das redes para o IPv6, foi definida a adoção do compartilhamento de endereços IPv4 públicos por meio da implantação de plataformas Carrier Grade Network Address Translation (CG-NAT), que possibilitam o compartilhamento de endereços IPv4 públicos. Com essa solução, vários usuários poderão, num mesmo instante, acessar a internet por meio do mesmo endereço IP público.

Durante a fase de transição, nas localidades onde não houver oferta de IPv6, a prestadora deverá alocar ao usuário, de forma dinâmica ou fixa, um endereço IPv4 público não compartilhado.

A adoção de IPv6 deve ocorrer de forma transparente ao usuário e os dois protocolos ainda coexistirão por um bom tempo. Além da disponibilização do IPv6 pelas prestadoras, para que o usuário possa acessar conteúdos disponibilizados em IPv6, o usuário deve possuir equipamento (roteador, modem, celulares, tablets, entre outros) compatíveis com o novo protocolo.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.