Vírus para Windows faz 'sequestro digital' de arquivos de games

#Notícia Publicado por .alu.card., em .

Uma praga digital distribuída por sites maliciosos e batizada de "TeslaCrypt" é capaz de cifrar dados de games de computador, impedindo o funcionamento do programa e também "sequestrando" arquivos de "saves", que gravam o progresso do jogador. A praga também cifra documentos e outros tipos de arquivo dependendo da sua extensão (terminação do nome).

De acordo com Vadim Kotov, especialista da empresa de segurança Bromium, que analisou o código, o vírus criptografa arquivos com 185 extensões diferentes. A empresa publicou um alerta na quinta-feira (12).

A quantidade de extensões é menor que a de outros códigos semelhantes, mas esta é a praga que mais sequestra arquivos de jogos, explica Kotov. São pelo menos 20 títulos diferentes, entre eles "World of Warcraft", "League of Legends", "BioShock 2", "Fallout 3" e jogos das séries "The Elder Scrolls" e "Call of Duty". A loja online de games Steam, muito popular, também é alvo.

Pragas como o "TeslaCrypt" entram na categoria de "ransomware", um tipo de código malicioso que embaralha os arquivos armazenados no disco e pede que a vítima deposite um valor em dinheiro para receber uma chave capaz de decifrar os dados. É uma forma de "sequestro digital" das informações.

Para que os criminosos obtenham o pagamento da vítima, o "TeslaCrypt" mostra uma mensagem pedindo que seja efetuado uma transferência para uma carteira virtual da moeda criptográfica Bitcoin. O pagamento deve ser feito até uma data limite. Os criminosos ameaçam apagar para sempre a chave que decifra os arquivos caso o valor não seja recebido.

.alu.card.
.alu.card.

Eu não vejo a morte de uma forma romântica mais.

, Shadow Moses
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque