Preview - Sucessor do Sonic? Freedom Planet está chegando ao seu Wii U

#Prévia Publicado por inuyasha302, em .

Desde o começo da década passada, um novo tipo de game surgiu: os games indie, que são nada mais do que games produzidos por pequenas produtoras sem muita grandeza de mercado.

O indie mais famoso hoje em dia é sem duvidas o Minecraft, que hoje já não é mais tão pequeno assim. O fato é que, atualmente a tecnologia se tornou mais acessível para muitas pessoas, permitindo que muitos pudessem criar games de maneira quase profissional. Claro que isso é extremamente perigoso e pode beirar uma nova crise dos videogames (estou apenas especulando, mas vamos esperar que isso não aconteça).

Jogos realmente bons estão surgindo e muitos estão sendo levados para as plataformas caseiras e portáteis. É o caso de Freedom Planet, lançado em 2014 para computadores, o game alcançou um sucesso razoável e agora está a caminho do Wii U! Se você leitor, é um fã de games de plataforma em ação rápida, no maior estilo Sonic e com um toque de ficção científica, se ligue no nosso Preview de hoje!

MXpsTXRkNHplSTA=

O enredo do game se desenrola no planeta Avalice onde um povo vive em paz. Uma raça alienígena liderada por Lord Brevon ataca o planeta, em busca de seus recursos naturais e minérios raros, mas eles tem interesse, principalmente, na Kingdom Stone: uma fonte de energia poderosa, que energiza todo o planeta que agora está morrendo. E um grupo de companheiros liderado por Lilac decide lutar para salvar seu mundo.

Logo de início somos apresentados a Lilac uma dragonesa destemida, decidida e rápida. São gritantes as semelhanças com os designs da franquia Sonic. Na versão demo que joguei para computadores, temos a opção de jogar também com Carol, uma gata selvagem que é a melhor amiga de Lilac. As diferenças entre as personagens são muito grandes: Lilac é rápida e pode dar uma espécie de spin dash, que pode rodar no ar atingindo inimigos (este golpe se chama ciclone). e também bater em inimigos próximos. Carol já é mais pesada e devagar, ela pode escalar mas não possui nenhum tipo de impulso para ganhar velocidade, e seu foco é mais chutar e socar os inimigos. Vez ou outra, Carol ainda consegue usar sua motocicleta, que é sua marca registrada. Além das duas, ainda temos Milla, uma bassê, que não está disponível na demo.

Você deve correr pelas fases e sempre reagir quando se deparar com inimigos. A maior parte deles se resumem a robôs e mais robôs. A maioria dos seus inimigos tenta te matar das maneiras mais diversas possíveis: desde projéteis a laser, até morcegos robôs que viram objetos contundentes vindo direto na sua direção. A dificuldade dos inimigos não muda gradativamente durante a fase, o que pode deixar algumas partes da fase meio paradas. Também são poucos os inimigos e são poucos os que tem chance contra os ataques de Lilac.

No entanto, a jogabilidade do game está focada em velocidade e se quiser explorar mais cada fase, como já citado, a melhor escolha é Carol. O jogo inova como nenhum antes por todos as protagonistas serem femininas! Uma aposta para atrair públicos de todos os gêneros. E principalmente as meninas, que são um público cada vez maior no mundo dos games.

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1LMi1qd2ptRFM5RS9WUWdtRFJ1enVsSS9BQUFBQUFBQUM0MC9ibWZrTFVScEVidy9zMTYwMC9hdGFxdWVzLnBuZw==

O jogo tem um ritmo frenético e acelerado e mesmo tendo tantas semelhanças com os jogos do ouriço, os criadores de Freedom Planet não o consideram um clone dos saudosos jogos 2D do Sonic. Mas sim um tributo (ou sucessor).

Isso acontece, por conta do jogo ter diferenciais únicos. Por exemplo: mesmo com a velocidade sendo o foco do gameplay, ainda é possível explorar os cenários sem quebrar o ritmo. Como ir em busca de mais cristais ou algum power-up. O jogador que dita o ritmo da aventura!

Me pergunto se o jogo vai utilizar bem o GamePad do Wii U, que pode ser uma tarefa complexa para este game, que mal usa os gatilhos do controle. Acredito que será mais um jogo que poderá ser jogado na televisão ou no Gamepad, sem nenhuma interferência direta a qual você escolhe apenas o tamanho da tela que preferir jogar.

A jogabilidade do jogo é ótima. Em vez de utilizar os analógicos, o game pode utilizar o D-Pad, dando ainda mais nostalgia! Algo que não será problema no Wii U, já que o analógico do controle é extremamente confortável. Entretanto, o jogo pede ações rápidas e tal opção pode acabar prejudicando o controle daqueles mais impulsivos (quem nunca destruiu seu controle de Mega Drive jogando Sonic, que atire a primeira pedra). Entretanto os controles podem ser modificados no menu, pelo menos na versão de PC. Veremos se essa opção será mantida no Wii U.

IMAGEaHR0cDovLzMuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy0ydzZmZ1pfcTFSby9WUWdtdmc0dVF2SS9BQUFBQUFBQUM0OC8zWl9nejBXWWk3RS9zMTYwMC9mcDIucG5n

O jogo está muito bonito, com o visual 16/32 bits perfeito. Isso deixa qualquer jogo de plataforma mais legal e agradável. Os cenários são detalhados e incríveis! Na demo para PC, podemos jogar em 3 estágios, sendo um deles uma fase bônus e duas em florestas e selvas.

Está muito bonito o contexto dos cenários. O planeta Avalice tem uma cultura oriental e podemos enxergar isso claramente nas florestas, que se assemelham muito às antigas e densas florestas de bambu da China. Tanto na arquitetura como nas cidades e nas ruínas.

É um mundo que vive em paz com a natureza e o jogo mostra claramente isso. Também somos apresentados a cidades lindas! A cor dos cenários está distribuída de uma forma excelente e bem colocada. As fases são longas, e algumas sofrem do mesmo problema que Sonic CD: o jogo te instrui a correr, porém algumas vezes a fase tem tantos buracos, rampas e outros apêndices em excesso, que torna a tarefa de correr bem difícil. Felizmente isso não é um problema recorrente, aparentemente.

Os sprites do jogo estão lindos e detalhados. Cada ação e quase todo movimento tem uma animação diferente. Destaque para as dublagens, que também estão presentes no jogo de maneira fenomenal! É evidente que os dubladores se empenharam muito. O único problema nos sprites, pelo menos na demo para a versão de PC, é que seus pixels ficam bagunçados quando Lilac atinge velocidade máxima.

Por fim, a música do jogo chega bem perto da perfeição. Ela retrata bem o clima das fases e ela varia de temas tocados em instrumentos de corda até temas eletrônicos. As músicas do game podem, sem duvida, ser um grande diferencial para atrair públicos dos mais diversos. Destaque para a música de batalha contra o boss de Dragon Valley.

É possível que no Wii U tudo isso fique ainda melhor. Talvez as músicas recebam mais acabamento, remixes. Novos cenários podem ser adicionados exclusivamente para a plataforma.

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy00blh3MmM1ZnRWYy9WUWducENRd0lVSS9BQUFBQUFBQUM1SS9FZU1yNWw0YkVsNC9zMTYwMC9pbWc4QS5naWY=

Expectativas

Infelizmente teremos que esperar um pouco para ver esse game lindo em nossos Wii U. A equipe que está trabalhando nesta versão para o atual console de mesa da Big N disse que o game chegará até o final do ano. Com tanto tempo para fazer este port, fica a expectativa para que, quem sabe novos modos de jogo, estágios exclusivos e novos personagens sejam lançados. A lista para as expectativas podem ser infinita.

Outro fator é que a engine que o jogo foi produzido não é suportada pelo Wii U (Clickteam Fusion). A equipe também cogita a hipótese do game não ser um exclusivo do Wii U e também ser levado ao 3DS, Psvita e PlayStation 4. Mesmo que o game fosse apenas para o Wii U, Freedom Planet não será exclusivo, visto que ainda é possível jogá-lo no seu computador.

Simples, rápido, bonito e fantástico. Freedom Planet chega ainda em 2015 para a eShop do Wii U. Caso tenha interesse, você pode baixar a demo do jogo para o seu computador. Dê uma olhada no site oficial do game.

IMAGEaHR0cDovLzEuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1WVTJsWm5FUHRmQS9WUVhNUXJ3REJLSS9BQUFBQUFBQUM0Zy92UWRYc3dUWk42by9zMTYwMC9GcmVlZG9tJTJCUGxhbmV0LmpwZw==

E você, leitor? Acha que Freedom Planet, assim como outros jogos indie, podem alcançar um status tão alto quanto Sonic, Mario e outros atingiram um dia? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

inuyasha302
inuyasha302
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,