Estrela hyperveloz que viaja a 1200 km/s bate recorde de velocidade da galaxía

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly9zdHVkZW50LnNvY2lldHlmb3JzY2llbmNlLm9yZy9zaXRlcy9zdHVkZW50LnNvY2lldHlmb3JzY2llbmNlLm9yZy9maWxlcy9tYWluL2FydGljbGVzLzg2MCUyMGhpcmVzLmpwZw==

Algumas estrelas estão em uma corrida terrível para sair de nossa galáxia. E os astornomos apenas acharam uam estrela arremessada para fora da galaxía numa velocidade de erca 4.300 mil quilômetros (2,7 milhões de milhas) por hora. Ou se preferir, 1200km por segundo. Isso a torna a estrela mais rápida em movimento a ser ejetada para a região entre galáxias. Os cientistas referem-se a essa área como espaço intergaláctico.

Localizado a cerca de 28.000 anos-luz de distância da Terra, o fugitivo foi batizado de US 708. Ele apareceu na constelação da Ursa Maior (ou Big Bear). E poderia ter sido lançada para fora da nossa galáxia pela explosão de uma estrela conhecida como uma supernova tipo 1a. Essa é a conclusão de Stephan Geier e seus colegas de trabalho. Geier é um astrônomo do Observatório Europeu do Sul em Garching, na Alemanha. Esta equipe relataram suas conclusões 06 de março na revista Science.

US 708 é uma das dezenas de sóis que fazem parte de um casal conhecido como estrelas de hipervelocidade. Todas viajam tão rápido que podem fugir da nossa galáxia, a Via Láctea.

Os astrônomos suspeitam que a maioria das estrelas de hipervelocidade deixam a Via Láctea após uma escova estreita com o buraco negro supermassivo que fica no centro da nossa galáxia. Um buraco negro é uma região do espaço que é tão densa que nem luz, nem a matéria pode escapar da atração de sua gravidade. No entanto a gravidade também pode ser estilingue para qualquer estrelas que contornam borda do buraco negro.

Descoberto em 2005, US 708 difere de outras estrelas de hipervelocidade conhecidos. A maioria deles são semelhantes ao nosso sol. Mas US 708 "sempre foi uma excêntrica", diz Geier. Esta estrela teve a maior parte de sua atmosfera despojado. Ele diz que sugere que já teve uma estrela companheira muito perto.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.