As 5 missões mais incríveis da Nasa que nunca saíram do papel

#Descontração Publicado por LunokhodFinder, em .

Nesta terça (3), o programa espacial americano completa seu centenário. Em 1915, o governo americano criou a Naca (National Advisory Committee for Aeronautics), agência que seria o embrião da Nasa, fundada em 1958.

Com apenas 11 funcionários (atualmente, a Nasa tem 3 mil empregados diretos), a Naca surgiu com a intenção de acelerar o desenvolvimento de aeronaves nos Estados Unidos, naquela época muito atrasado em relação aos países europeus. Difícil acreditar que, apenas 54 anos depois, o pequeno escritório levaria o homem à Lua.

Cem anos depois, o programa espacial americano gastou 800 bilhões de dólares com a exploração do espaço. Desde a corrida espacial com os soviéticos nos anos 1950 e 1960 até os atuais planos de levar naves tripuladas até Marte, como a agência planeja fazer até meados deste século, a agência americana é sinônimo de inovação e ciência pura.

Nas últimas décadas, porém, a Nasa passou por um processo de contenção de gastos, matando muitas ideias sensacionais antes mesmo delas começarem a ser desenvolvidas. Para comemorar o centenário do programa espacial americano, conheça as cinco missões mais incríveis, mas que nunca aconteceram, da agência:

1. Caminhão lunar

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE1LzAzL3RodW1icy90aHVtYi0zMjgwMC0xLi1jYW1pbmhhby1sdW5hci1yZXNpemVkLmpwZw==

Durante as missões Apollo, alguns cientistas na Nasa desenvolveram planos para enviar missões mais longas ao satélite, com a intenção de explorar e estudar a superfície lunar.

Em 1963, a Nasa entrou em contato com a General Motors para a montadora fabricar um laboratório-dormitório sobre rodas, no qual os astronautas poderiam morar e trabalhar durante sua estadia na Lua.

Porém, após o desinteresse gerado pelas últimas missões da Apollo, os planos para estadias mais longas de astronautas na Lua foram cancelados.

2. Colônias Espaciais

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE1LzAzL3RodW1icy90aHVtYi0zMzQwOC0yLi1jb2xvbmlhcy1lc3BhY2lhaXMtcmVzaXplZC5qcGc=

Ainda durante o frenesi das missões Apollo, a agência espacial americana também cogitou ideias para a construção de colônias espaciais, instaladas em estações na órbita da Terra. Um estudo da Nasa de 1975 projetou um "habitat espacial onde 10 mil pessoas trabalhariam, criariam filhos e teriam vidas humanas normais".

As estações usariam a força centrífuga para simular a sensação de gravidade, como a nave do filme Interestelar. Os habitantes usariam terra trazida da Lua para cultivar seus próprios alimentos, purificar a água e teriam a disposição parques, lojas, escolas e hospitais. O projeto, porém, nunca saiu da prancheta.

3. Sobrevoos em Marte e Vênus

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE1LzAzL3RodW1icy90aHVtYi05OTM2MC0zLi1zb2JyZXZvb3MtZW0tbWFydGUtZS12ZW51cy1yZXNpemVkLmpwZw==

Também em 1975, a Nasa estudou o lançamento de uma espaçonave semelhante à Apollo, que levaria uma tripulação de astronautas para um rápido sobrevoo em Marte.

A jornada até lá iria durar dois anos. Quando os astronautas estivessem próximos do planeta vermelho, enviariam uma sonda que coletaria rochas, e então voltariam a Terra.

Uma segunda missão faria astronautas realizarem um rasante duplo, aproveitando o alinhamento da Terra com Marte e Vênus. A espaçonave passaria por Vênus, iria até Marte, e voltaria a Vênus novamente.

O plano foi extinto após o congresso americano cortar boa parte do orçamento da Nasa, após o sucesso (e o posterior desinteresse público) das missões Apollo.

4. Projeto Longshot

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE1LzAzL3RodW1icy90aHVtYi02NTY5Ni00Li1wcm9qZXRvLWxvbmdzaG90LXJlc2l6ZWQuanBn

Em 1987, pesquisadores da Nasa e da Marinha dos Estados Unidos criaram o projeto Longshot, no qual uma sonda interestelar viajaria até Alpha Centauri B, uma das estrelas mais próximas do Sol.

A espaçonave seria motorizada por um propulsor a fissão nuclear e enviaria as informações coletadas de volta a Terra por meio um raio laser. A jornada até a estrela iria demorar 100 anos, caso a sonda viajasse a mais de 13 mil km/h.

Mas a ideia nunca deu certo. Além da Nasa não ter as tecnologias disponíveis para o motor nuclear, o congresso americano indicou que jamais aprovaria uma missão de 100 anos.

Atualmente, o objeto que está mais distante da terra, a sonda Voyager 1, está a 19 bilhões de quilômetros do planeta, menos de 0,2% do caminho até Alpha Centauri B.

5. A sonda Titan Mare Explorer

IMAGEaHR0cDovL2luZm8uYWJyaWwuY29tLmJyL2ltYWdlcy9tYXRlcmlhcy8yMDE1LzAzL3RodW1icy90aHVtYi0zMzc5Mi01Li1hLXNvbmRhLXRpdGFuLW1hcmUtZXhwbG9yZXItcmVzaXplZC5qcGc=

Em 2009, a Nasa definiu que iria enviar uma sonda para explorar a superfície de Titã, a maior lua de Saturno, que é coberta com lagos repletos de metano líquido.

O Titan Mare Explorer seria equipado com um gerador nuclear de plutônio, aumentando o tempo de vida útil e diminuindo a energia consumida pela sonda.

A falta de dinheiro foi novamente a principal causa para o encerramento da missão. Em 2012, o projeto foi adiado por ser caro demais para o orçamento da agência e, no ano seguinte, cancelado após a Nasa desistir de construir o gerador nuclear.

Em janeiro, a agência espacial americana anunciou que planeja enviar um submarino para explorar os lagos de Titã, possivelmente na década de 2020.

LunokhodFinder
LunokhodFinder
Publicações em Destaque