Novo sucesso da Apple: vem aí o iWound

#Artigo Publicado por LucasFS_Kabal_, em .

E aew meu povo? Tudo belezinha cocês? É nóis aqui de novo com informação e cultura!!! Just kidding.

O touch screen

O que é o touch screen? Bom, todos aqui devem saber, mas, para os desinformados, é uma tela (diga-se tela, pode ser qualquer dispositivo) que é sensível ao toque, e, portanto, aceita comando simplesmente de você toca-la com os dedos (ou objetos).

Como funciona? Capacitores! Basta de explicação. São sensores de pressão e calor, só isso. Não importa como funcionam.

IMAGEaHR0cDovL2VzY29saGFzZWd1cmEuY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzAxL1RhYmxldC1Tb255LVMuanBn

Dispositivos com telas de touch sem dúvidas são muito práticos e oferecem uma gama de possibilidades consideravelmente maior do que os velhos botões, e foram eles que tornaram nossa vida tão prática e rápida, com possibilidades quase infinitas de comandos por gestos e toques, mas existe um lado negro da força aqui.

Touch: esforço sem esforço

Telas sensíveis ao toque exigem o MÍNIMO de esforço por parte do usuário, e isso é literal, você mal precisa mover alguns músculos para poder executar inúmeros comandos e ações num tablet ou smartphone, e isso é FANTÁSTICO!! Mas nem tanto...

Como o esforço exigido é mínimo, nós usamos poucos músculos e exigimos menos dos que usamos (fazendo pouca força, afinal, você não precisa socar o celular para ele fazer qualquer coisa), e isso torna os movimentos cada vez mais sistemáticos e repetitivos.

IMAGEaHR0cDovL3RhYmxldGZhY2lsLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxMy8xMC9tZW1vcmlhLWludGVybmEtdGFibGV0My5qcGc=

Se não é de conhecimento público, aqui vai a verdade: esforço repetitivo pode ocasionar um tipo de lesão, conhecida popularmente como LER (lesão por esforço repetitivo, duh). Essa lesão provoca dores intensas e pode, nos piores casos, ocasionar a perda do movimento no membro lesionado.

A contrapartida

Nós somos gamers! Vamos falar de games, p****!!

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5yZXRyb2JpdHMuY29tLmJyL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDA3LzEyL2pveXN0aWNrLmpwZw==

Muitos aqui já devem ter notado algo assim: após inúmeras horas de jogatina com um joystick, teclado/mouse, volante, manche, o que for, é normal sentir um certo cansaço nos dedos e uma leve dor no pulso, ou o contrário, dependendo de como joga e com o que. Isso é causado pela repetição de movimentos. A longo prazo isso pode deteriorar os músculos e articulações das mãos e pulsos, mas só se você exagerar muito e jogar non-stop por vários anos.

Agora, vamos a outra situação: ao jogar por algum tempo num tablet/smartphone, usando apenas o touch, é comum aparecem dores insuportáveis nas articulações das mãos e no pulso, bem como nos músculos dos mesmos. Isso também é causado pela repetição, e acontece de forma muito mais drástica e em menos tempo que com um joystick, volante, teclado/mouse, etc. Por que será?

IMAGEaHR0cDovL2Nkbi5nYWppdHouY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEyLzA4L3NtYXNoLW11dGUuanBn

Ao apertar um botão ou mover o manche/analógico/o que for, nós fazemos força, e, consequentemente, usamos mais músculos e com maior exigência, e isso é perfeitamente normal, eles existem para serem usados. Repetir esse movimento várias e várias vezes não é normal, mas é a vida... Porém, realizar esse tipo de exercício, de forma não tão repetitiva (digamos que você não joga mais do que 4h/dia, nem todo dia), não é prejudicial aos músculos a longo prazo, justamente por ser um exercício.

No caso do touch não há exercício. O esforço é mínimo e a repetição é máxima. E o resultado?? Adeus mãos! Esse é o resultado.

A Solução

Muitos se pergunta: "por que inventaram o touch se também criaram teclados físicos para aparelhos touch?". Existem várias respostas para esse pergunta, mas a maior de todas, pelo menos na minha opinião, é a médica: o teclado físico vai conservar seus músculos que o touch está estragando.

~Conclusão~

E onde chegamos com isso? Simples: a velha tecnologia dos BOTÕES nunca será completamente substituída pelo touch, não importa quanto tempo passe, pois isso seria mais prejudicial do que benéfico.

E você leitor, o que? Acha que os botões vão sumir um dia? Por que? Deixe sua opinião! Comenta aew!!

Texto de minha autoria, várias fontes.

Lucas
Lucas #LucasFS_Kabal_
, Londrina, PR, BR