Inglaterra é o primeiro país a permitir bebês com DNA de três pessoas

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

Técnica visa impedir a transmissão de genes defeituosos

IMAGEaHR0cDovLzMuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1TaExNU0x4c3hlby9UZ19pNUdIbFdKSS9BQUFBQUFBQUI0ay93NzNGSFFHYzFqdy9zNjQwL0JlQmUuanBlZw==

A Inglaterra se tornou o primeiro país do mundo a permitir a criação de embriões humanos a partir do DNA de três pessoas. Essa técnica é utilizada para evitar que doenças degenerativas hereditárias sejam transmitidas pelas mães aos bebês. Os testes em humanos têm previsão de começar em outubro, com o primeiro nascimento proveniente da inciativa inédita ocorrendo em meados de 2016.

O alvo do procedimento é uma parcela pequena de mulheres que têm mitocôndrias (fontes de energia celular) problemáticas, o que significa que o corpo possui pouca energia para manter o coração batendo ou o cérebro funcionando.

No procedimento, o DNA do óvulo da mãe é extraído e inserido no óvulo de uma doadora, de mitocôndria saudável. Desta forma, o material genético do bebê gerado é composto pelo do pai, mãe e uma doadora, sendo que desta última o bebê só recebe 0,1 % do DNA.

Segundo a mídia internacional, 150 casais seriam candidatos ao procedimento por ano. Problemas nas mitocôndrias podem ser causados por genes defeituosos, efeitos ambientais, ou uma combinação dos dois. A controversa técnica foi aprovada nesta terça-feira pela Casa dos Lordes após passar pela Câmara dos Comuns. Defeitos mitocondriais podem provocar falha no funcionamento do coração, distrofia muscular, rins e fígado.

O grupo Human Gentics Alert declarou que no futuro a ação pode abrir espaço para modificações genéticas em crianças. Tais modificações foram chamadas de "bebês design", com modificações genéticas para beleza e inteligência ou ficarem livres de doenças.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro