Produção de consoles no brasil tem queda de mais de 20%

#Notícia Publicado por Don_Alves, em .

IMAGEaHR0cDovL25ld2dhbWVwbHVzLmNvbS5ici93cC1jb250ZW50L3VwbG9hZHMvMjAxNC8wNS94Ym94LW9uZS1wbGF5c3RhdGlvbi00LWNvbnRyb2xsZXJzLTE1NjB4OTUwX2MuanBn

Parece que a tendência de alta e pouco impacto nas vendas de jogos no Brasil não se refletiu também no mundo dos consoles. De acordo com as informações da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), esse setor apresentou baixa de 21% nas vendas em 2014, acumulando R$ 633 milhões e com um milhão de aparelhos fabricados por aqui, um número que também representa queda, de 24%. Os números são referentes ao Xbox One, Xbox 360 e PlayStation 3, que são os vídeo games fabricados por aqui.

Os grandes vilões aqui, como sempre, são os preços e a alta carga tributária. Por mais que a chegada oficial das plataformas por aqui tenha reduzido sensivelmente os valores, ainda é possível encontrar aparelhos mais baratos no "mercado cinza". E quando se fala em preço, o consumidor, com razão, tende a sempre escolher o mais barato, mesmo com mudanças na procedência.

A instabilidade econômica do país, como um todo, e o aumento nos valores de serviços básicos também teriam impactado diretamente na produção de consoles e também no total de empregos, que teve queda de 6%. Hoje, são quase 2,5 mil pessoas trabalhando nas empresas que fabricam os video games, mas que também estão envolvidas na produção de outros equipamentos eletrônicos.

A chegada da nova geração foi apontada, também, como um fator para a redução nos números, uma vez que o PlayStation 4 ainda não é fabricado oficialmente por aqui. Importado pela Sony, ele tem preço oficial de R$ 3.999, mais do que o dobro do que pode ser encontrado no mercado informal. Uma possível fabricação do console por aqui já em 2015, porém, é vista como uma boa expectativa para que os números voltem a crescer.

O Diretor da marca Playstation no Brasil, Anderson Gracias, falou sobre a fabricação do console no país.

Alexsander
Alexsander #Don_Alves
, Carapicuíba (São Paulo)