Conheça alguns mini-games criados por estudantes brasileiros de Ciência da Computação

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2FsdW1uaS5jb21wdXRhY2FvLnVmY2cuZWR1LmJyL3N0YXRpYy9sb2dpY2EvaW1hZ2VzL2xvZ28ucG5n

A Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, provedora do curso de Ciência da Computação com avaliação máxima no Guia do Estudante, promove aos seus alunos, durante os primeiros meses do curso, a possibilidade de desenvolverem mini-games para a cadeira de Programação I e Laboratório de Programação I.

Lecionadas pelos doutores Dalton Serey e Jorge Figueiredo e com a ajuda dos monitores selecionados ao período, as cadeiras ensinam aos alunos a linguagem de programação Python. Sendo o projeto final da disciplina o desenvolvimento de um mini-jogo utilizando a biblioteca funcional PyGame, todos de livre tema e estilo. Os alunos possuem cerca de um mês e alguns dias para o desenvolvimento de seus projetos.

Confira alguns dos projetos desenvolvidos pelos estudantes do curso:

VlFBcE5VdkJIZkk=

eXhWLVNtdmtKU00=

dXZtTWQ1bTA5cms=

TW5wS3RLVDRZWDg=

NWJ1c1V3cDJESUU=

eWVDdjVOODJGckU=

dEtzZFRJS1ltVjA=

SzNTZkhRY2dHTDA=

Nl9QTlZaVnVmS1U=

MW52d2xoTWRHVEk=

aXctNzBwdUt0bHc=

UTY2VHJjNWtZRjg=

dTJBdmprN0YxWVU=

OU9xTGNEMV8zZDA=

Nlc3dVlfY0RiOHM=

amtHUm5oSDY3MzQ=

Q1pnZFY3SkhYbG8=

eUFCdFZRN1RSdVU=

WE5nVHRhc1FWYms=

Todos os jogos são de código aberto. Para a execução, é necessário possuir o Python instalado e, juntamente, a biblioteca PyGame. Para encontrar mais projetos, você pode utilizar as tags "pygame" e "ufcg" no YouTube.

Durante as cadeiras de Programação II e Laboratório de Programação II, os alunos são apresentados ao foco comercial dos softwares, desenvolvendo aplicações para estabelecimentos, sistemas e relacionados; desenvolvidos na linguagem Java.

Além do desenvolvimento de jogos em sua primeira cadeira de Programação, os alunos também podem aprimorar-se na área com a cadeira de Jogos Digitais. A ideia já foi adotada por outras universidades federais, como a UFAL. Você acha que o desenvolvimento de jogos como primeira cadeira para o mundo da programação é um bom meio de estimular os alunos?

Anônimo
Anônimo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque