NSA instalou spyware em discos rígidos, diz Kaspersky

#Notícia Publicado por vss, em .

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5tdXljb21wdXRlci5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDIvTlNBX2Rpc2Nvcy1kdXJvcy5qcGc=

NSA instalou spyware em discos rígidos de uma dúzia de grandes fabricantes , incluindo Seagate, Western Digital, IBM, Toshiba, Samsung e Maxtor diz empresa de segurança russa Kaspersky Labs.

A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) teria instalado o programa espião no firmware das unidades de armazenamento assim evitando a detecção e remoção. Um backdoor dando-lhe acesso a todos os dados gravados no computador pessoal ou servidor em que ele está instalado.

Kaspersky diz que encontrou PCs infectados com este programa espião em 30 países , com o maior número de infecções observadas no Irã, Rússia, Paquistão, Afeganistão, China, Mali, Síria, Iêmen e Argélia.

IMAGEaHR0cDovL3NjcjMuZ29sZW0uZGUvc2NyZWVuc2hvdHMvMTUwMi9lcXVhdGlvbl9ncm91cC90aHVtYjYyMC9LYXNwZXJza3lfaW5mb2dyYXBoaWNfVmljdGltc19tYXAucG5n

A empresa afirma que este tipo de backdoors estão sendo usados para espionar governos estrangeiros, organizações militares, empresas de telecomunicações, bancos, indústrias de todos os tipos, especialmente os que envolvem energia nuclear, mídia e organizações islâmicas.

Este spyware em discos rígidos foram elaboradas pelo mesmo grupo de especialistas que criaram o Stuxnet , a arma cibernética mais avançado da história e foi usado para sabotar instalações no Irã e terminar seu programa de pesquisa nuclear.

Se esta notícia é verdadeira , seria impossível para os fabricantes que não tivesse cooperado com a agência para fornecer o código-fonte, modificar o firmware e instalá-lo antes de vender o disco rígido por todo o mundo.

Western Digital foi, até o momento, o único fabricante a comentar este artigo, afirmando que nunca partilhou o código-fonte de seu firmware com a NSA. O que não quer dizer que, de fato, seu firmware foi infectado em uma nova amostra de espionagem abundante praticado pela NSA. E o pior de tudo é que este tipo de programa causa uma total desconfiança aos grandes fabricantes da indústria tecnológica.

vss
vss
Publicações em Destaque