Em entrevista, Iwata fala sobre 2015, vendas do Wii U e o mercado de smartphones

#Notícia Publicado por inuyasha302, em .

IMAGEaHR0cDovL2RvY3VtZW50Lm5pbnRlbmRvLWRpZmZlcmVuY2UuY29tLzMxNzgyL2ltZ3MvZWZjNmE3NTBhODg3ZWE1ZTNlOWVkMmUxMGE2MTA1Y2MuanBn

Através de uma entrevista para o site Nikkei, Satoru Iwata comentou a respeito de diversos assuntos envolvendo questões de mercado da Nintendo, como sua expectativa para 2015, as vendas do Wii U e o lançamento de jogos para smartphones, conforme visto abaixo.

-A Nintendo, em janeiro, diminuiu sua expectativa operacional para 20 bilhões de yen, o que é metade de sua expectativa original. Como você vê isto?

O New 3DS não foi lançado nos EUA e Europa até o começo do ano, o que significa que a demanda não aumentou tão rápido quanto esperávamos. Isto não significa que o mercado do 3DS tenha caído. A estimativa revisada já considerou as despesas de marketing para o New 3DS. Nós não esperamos que os resultados mudem muito depois.

-Por que as vendas do Wii U se mantiveram intactas?

Eu acredito que o mercado do Wii U ainda possui um largo espaço para crescimento, conforme o número de jogos compatíveis com o console são anunciados para 2015.

A maneira como os jogadores japoneses curtem video games é diferente da maneira como os jogadores no ocidente curtem. Mais e mais jogadores japoneses jogam nos smartphones e no 3DS. Por outro lado, a maioria dos jogadores europeus e americanos ainda se conectam em seus consoles e jogam em suas telas largas. No mercado global de video games, os títulos para consoles ainda são dominantes, e este mercado ainda é muito maior.

-O que você fará para fortalecer o mercado de consoles?

Os novos consoles são equipados com uma função para processar micro-pagamentos utilizando os cartões da Suica (no Japão). Nosso serviço permite que as pessoas comprem games online utilizando estes cartões.

Também é possível tornar jogos de smartphones de outros mercados compatíveis com o 3DS e oferecê-los a um baixo preço. Nós tínhamos a intenção de oferecer uma grande variedade de opções. Apenas os produtos e serviços que receberem forte apoio dos consumidores sobreviverão.

-O mercado para jogos de smartphones continua em expansão. Quais são seus planos para esta categoria?

No passado, eu havia me oposto em fazer versões dos jogos da Nintendo para smartphones e tablets. Os preços para conteúdos lançados para dispositivos móveis estão caindo rapidamente. Eu estou ciente desta categoria. Nós temos a intenção de desenvolver produtos que permitam que os consumidores se identifiquem com os produtos da Nintendo e prestem atenção em nossos jogos.

Por exemplo, alguns jogos de consoles da Nintendo incorporam o Mii, que cria uma representação digital dos jogadores. Seria divertido para os jogadores utilizar seus Miis como ícones nas redes sociais. Nós estamos desenvolvendo uma aplicação que permite que os usuários façam isto. O aplicativo será anunciado quando os resultados financeiros do ano forem lançados.

-Qual é o perfil da Nintendo para o próximo ano fiscal e depois?

Nós prevemos melhorar a performance no próximo ano fiscal, então nós não estamos estamos nos afetando por nossa previsão. Eu tenho dito que nós esperamos alcançar valores adequados para a Nintendo no começo do ano fiscal de 2015. Meu entendimento é que o lucro operacional de 100 bilhões é o valor de mercado esperado por nós.

inuyasha302
inuyasha302