Big Bang nunca existiu? Novo modelo quântico diz que universo nunca teve começo

#Notícia Publicado por Frocharocha, em .

IMAGEaHR0cDovL2Nkbi5waHlzLm9yZy9uZXdtYW4vZ2Z4L25ld3MvMjAxNS9iaWdiYW5nLmpwZw==

O universo pode ter existido desde sempre, de acordo com um novo modelo que se aplica a termos de correção quântica para complementar a teoria da relatividade geral de Einstein. O modelo também pode explicar a responsabilidade e origem da matéria escura e energia escura, o que resolveria vários problemas de uma só vez.

A idade amplamente aceita do universo, segundo as estimativas da relatividade geral, é de 13,8 bilhões de anos. No início, tudo o que existe é pensado de ter ocupado um único ponto infinitamente denso, ou singularidade. Só que depois deste ponto começou a se expandir em um "Big Bang" e ai o universo começou oficialmente.

Embora a singularidade Big Bang surge diretamente e, inevitavelmente, a partir de a matemática da relatividade geral , alguns cientistas veem a teoria como um modelo problemático porque a matemática pode explicar apenas o que aconteceu imediatamente após , não antes ou - a singularidade.

"A singularidade do Big Bang é o problema mais sério da relatividade geral, porque as leis da física parecem quebrar lá", disse Ahmed Ali Farag da Universidade de Benha and the City Zewail da Ciência e Tecnologia, no Egito.

Ali e sua co-autor Saurya Das na Universidade de Lethbridge, em Alberta, no Canadá, demonstraram em um estudo publicado na Physics Letters B que a singularidade do Big Bang pode ser resolvido pelo seu novo modelo em que o universo não tem começo nem fim.

Além de não prever uma singularidade como o Big Bang, o novo modelo não prevê uma singularidade " big crunch ", ou nada do gênero. Na relatividade geral, um possível destino do universo é que ele começa a encolher até que ele entra em colapso sobre si mesmo em uma grande crise e se torna um ponto infinitamente denso, mais uma vez .

Ali e Das explicam em seu estudo que o seu modelo evita singularidades por causa de uma diferença fundamental entre geodésicas clássicas e trajetórias Bohmian. Geodésicas clássicas eventualmente se cruzam entre si, e os pontos em que eles convergem são singularidades. Em contraste, as trajetórias Bohmian nunca se cruzam, então singularidades não aparecem nas equações .

Por enquanto assim como no Big Bang o novo modelo continuam teorias sobre o começo do universo. Mas a física vive se atualizando. Nunca se sabe o que pode aparecer.

Frocharocha
Frocharocha
, São Paulo
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,