Mais um a dar adeus: RapidShare fechará no final de março

#Notícia Publicado por Cristianogremista, em .

O RapidShare foi um dos sites de compartilhamento de arquivos que sobreviveram às ações antipirataria que derrubaram o MegaUpload e o HotFile. Mas esta sobrevida não durará muito: de acordo com um comunicado emitido hoje (10), o serviço encerrará suas operações em 31 de março de 2015.

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzAyL3JhcGlkc2hhcmUtNzAweDUwNC5qcGc=

Em um passado recente, sites do tipo exploravam um modelo de negócio bastante rentável: qualquer usuário podia enviar arquivos para serem compartilhados nestes serviços; aqueles que quisessem fazer download mais rápido ou baixar vários materiais simultaneamente pagavam valores periódicos.

A quantidade de usuários pagantes era expressiva porque os preços não eram muito altos e várias táticas eram usadas para estimular as assinaturas. Uma delas era um relógio que só permitia downloads gratuitos após o usuário aguardar algum tempo - 3 minutos, por exemplo.

Embora ainda seja possível encontrar sites com funcionamento semelhante, esta modalidade de serviço não prosperou porque a maior parte do conteúdo disponibilizado para download era pirata. Não demorou muito para que as autoridades saíssem à caça destas empresas. Foi uma operação destas que levou ao fechamento do MegaUpload (e ajudou Kim Dotcom a ficar famoso, mas esta é outra história).

IMAGEaHR0cHM6Ly90ZWNub2Jsb2cubmV0L3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzAyL3JhcGlkc2hhcmVfbm92YV9mYXNlLTcwMHgzMzMucG5n

Os serviços que sobreviveram passaram a adotar políticas mais rígidas para evitar distribuição de conteúdo pirata e, assim, diminuir os riscos de problemas com a lei. É o caso do RapidShare. Aparentemente, o serviço está fechando por iniciativa própria, não por força de processos judiciais.

As razões que levaram à decisão não ficaram claras, mas é provável que as novas condições de uso tenham inviabilizado o negócio: sem os arquivos ilegais, o RapidShare provavelmente viu sua base de usuários pagantes ficar minúscula.

Para piorar, a popularidade de serviços como OneDrive, Google Drive e Dropbox pode ter dificultado a promoção do RapidShare como uma opção para armazenamento de arquivos nas nuvens. É difícil disputar espaço em um segmento que admite poucos players.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5zdXBlcmRvd25sb2Fkcy5jb20uYnIvaW1hZ2Vucy90ZWxhcy9yYXBpZHNoYXJlLTIxNzkyMiwyLmpwZw==

Na nota de fechamento exibida na home de seu site, o RapidShare pede que os usuários atuais façam backup de seus arquivos até 31 de março. Após esta data, todos os dados armazenados nos servidores da empresa serão apagados.

É mesmo o fim de uma era.

Cristiano
Cristiano #Cristianogremista

Não existe jogo ruim.O ruim é não jogar.

, Santa Rosa-RS