Assista a incrível explosão de uma estrela registrada pelo Hubble

#Notícia Publicado por danielBrito321, em .

IMAGEaHR0cDovLzIuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy12WGZ0dFViVkJ0TS9WQ0llZUcxd05nSS9BQUFBQUFBQUpUQS9NbFY0Y1BGUEpocy9zMTYwMC9Bc3Npc3RhJTJCYSUyQmluY3IlQzMlQUR2ZWwlMkJleHBsb3MlQzMlQTNvJTJCZGUlMkJ1bWElMkJlc3RyZWxhJTJCcmVnaXN0cmFkYSUyQnBlbG8lMkJIdWJibGUuanBn

O Telescópio Espacial Hubble observou a estrela V838 Monocerotis por quatro anos, e o resultado mostra algo incrível!

A estrela variável V838 Monocerotis é diferente das outras, não só por sua beleza como também por sua atividade incomum.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/97/Monocerotis.svg

V838 Monocerotis continua deixando os astrônomos com a "pulga atrás da orelha". Essa estrela sofreu uma explosão no início de 2002, momento em que aumentou temporariamente seu brilho tonando-se 600.000 vezes mais luminosa que o nosso Sol. A luz dessa súbita explosão está iluminando a poeira interestelar que cerca a estrela, produzindo o mais espetacular "eco de luz" da história da astronomia.

A estrela V838 Monocerotis é uma estrela hiper gigante vermelha, que está a aproximadamente 20.000 anos-luz da Terra, localizada na constelação de Monoceros.

O Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA tem observado a explosão da grande V838 Monocerotis e seu eco de luz. A cada observação feita, a poeira estelar ao redor da estrela ganha uma forma diferente.

Como a luz da erupção se propaga para todas as direções, e a estrela está cercada de poeira, toda a região ao seu redor fica iluminada. Tanto a luz direta da explosão quanto a luz difusa da poeira iluminada chegaram aqui na Terra. Esse "eco de luz" pode ser exemplificado como o próprio eco sonoro, quando uma pessoa faz um barulho muito alto em uma região montanhosa (por exemplo), e continuamos escutando esse som mesmo após alguns segundos... com a luz acontece a mesma coisa, e é isso que foi observado nessa belíssima estrela.

Este vídeo em time-lapse foi feito a partir de imagens agrupadas de várias observações feitas entre 2002 e 2006. Existem algumas teorias para explicar essa explosão repentina. Uma delas é que essa seria uma fusão de duas estrelas, ou então, que trata-se de uma captura planetária, quando uma estrela engole um de seus planetas gigantes gasosos. Mas mesmo assim, a causa da explosão de V838 Monocerotis ainda é desconhecida.

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

VS1qNFNTYTdqNHM=

danielBrito321
danielBrito321
Publicações em Destaque