Desempenho do DirectX 12 no Windows 10 Surpreende Mesmo em Estágio Inicial

#Notícia Publicado por roger carvalho, em .

Com o DirectX 12 no Windows 10, uma das principais melhorias que ele trará é o melhor desempenho mesmo em hardware compatível com DirectX 11.

DirectX 12 possibilita a soma das memórias das placas em SLI nVidia ou Crossfire AMD, agora duas placas de 4GB realmente se torna uma de 8GB.

O DirectX 12 busca o controle mais próximo do hardware por parte do software, podemos ver a API trazendo esta capacidade para placas de ambas as fabricantes de chips gráficos. E possibilitando que um SLI de GTX 970 resulte em um total de 8GB de memória dedicada, (ou se preferir, 7GB mais rápidos e 1GB que chega logo depois).

Antes do DirectX 12, a combinação de placas não somava as memórias. Duas placas de 4GB, tanto em SLI como Crossfire, entregavam apenas 4GB de memória dedicada. O motivo é que nas antigas tecnologias éra preciso que ambas as placas de vídeo tenham acesso a todos os dados das memórias, sendo que cada placa só tinha acesso a sua própria memória e que ficavam desta forma "espelhados". Esta necessidade de duplicar os dados impedia de somar as memórias das duas placas.

A boa notícia é que ele cumpre mesmo o que promete!

O DirectX 12 é suportado apenas no Windows 10 e requer drivers de vídeo compatíveis com WDDM 2.0.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5sZWdpdHJldmlld3MuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE0LzAzL2R4MTItc3VwcG9ydC02NDV4MzY2LmpwZw==

Resumindo da parte nVidia todas suas placas com suporte nativo ao DirectX 11 sem exceção serão atualizadas para o DirectX 12.

nVidia: DX11 Update DX12 = 100% de suas placas existentes. AMD: DX11 Update DX12 = 40% de suas placas existentes.

IMAGEaHR0cDovL3RhaXN5MC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDMvMjAxNC0wMy0wOV8xMzUzLTEtNjk0eDY3Ni5qcGc=

O site Anandtech, que publicou um extenso artigo técnico sobre o desempenho do DirectX 12, recebeu recentemente uma cópia do demo Star Swarm.

Desenvolvido pela Oxide Games usando o Nitrous Engine, ele é utilizado para realização de testes de desempenho do DirectX 12 no Windows 10.

O Star Swarm foi criado originalmente para demonstração da API AMD Mantle, mas a versão atual foi modificada para incluir o suporte para o DirectX 12, e futuramente ao novo OpenGL.

A cena mostrada no vídeo abaixo é bem complexa, com milhares de unidades e efeitos, mas isto não afetou negativamente a taxa de quadros por segundo:

aWxWcTRrUmVkY3c=

O Anandtech realizou os testes de desempenho usando as GPUs NVIDIA GeForce GTX 980, GeForce GTX 750 Ti, GeForce GTX 680 e AMD Radeon R9 290X, Radeon R9 285 e Radeon R9 260X com versões Preview de novos drivers de vídeo WDDM 2.0 fornecidos pelas duas empresas.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5iYWJvby5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDIvc3Rhci1zd2FybS1iZW5jaC5qcGc=

IMAGEaHR0cDovL2ltYWdlcy5hbmFuZHRlY2guY29tL2RvY2kvNzg4OS8yODA2LmNwdWNvbXBhcmUucG5n

Os resultados obtidos mostram que mesmo neste estágio inicial, o DirectX 12 no Windows 10 cumpre a promessa de oferecer maior desempenho que o DirectX 11.

Isto foi conseguido por que a nova API é capaz de distribuir a carga de trabalho entre os múltiplos núcleos do processador, resultando em um melhor uso da potência disponível da GPU.

Lembrando que esta ainda é uma versão Preview, então será ainda mais otimizado até que o Windows 10 saia oficialmente no segundo semestre deste ano.

Mais detalhes sobre o DirectX 12 no Windows 10 serão divulgados durante a Game Developers Conference 2015 (GDC 2015), que será realizada de 2 a 6 de março nos Estados Unidos. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas aqui: http://www.gdconf.com/

Confira o artigo técnico do site Anandtech na íntegra aqui: http://www.anandtech.com/show/8962/the-directx-12-performance-preview-amd-nvidia-star-swarm

Vale destacar que o Windows 10 é gratuito para usuários do Windows 7, Windows 8.1, Windows Phone 8.1, Xbox One e Raspberry Pi 2. A atualização pode ser feita de forma gratuita no primeiro ano de lançamento, caso não atualizem durante o período promocional poderá ser cobrada uma nova licença. É possível atualizar desde já pelo Windows Update para usuários do Windows 7 e Windows 8.1 basta utilizar a ferramenta oficial disponibilizada pela Microsoft, mais detalhes no link: http://www.baboo.com.br/windows/windows-7/windows-10-preview-para-usuarios-do-windows-7-e-8-1/

IMAGEaHR0cDovL3BjbS5teS1tYWdhemluZS5tZS9tYWluL3B1YmxpYy91cGxvYWQvbmV3cy9vcmlnaW5hbC84ZWVmMDVkNGIwYWYzMjg4NGI0NGY3NjA0OWY3ZmE4MDNlMGYwZDc4LmpwZWc=

Eric Neustadter, gerente de Operações da Xbox Live explicou que o DirectX 12 tem suporte nativo à:

Unreal Engine - Epic Games

Unity Engine - Unity

CryENGINE - CryTek

Frostbite - Digital Illusions/DICE

EA Sports Ignite - Electronic Arts

Panta Rhei - Capcom

Luminous Engine - Square Enix

Fox Engine - Kojima Productions

REDengine 3 - CD Projekt Red

4A Engine - 4A Games

Chrome Engine 6 - Techland

Enlighten Engine - Geomerics

Vai beneficiar "um grande pedaço, provavelmente a maioria" dos jogos que já estão no mercado. Por conta desse fator, os games que se baseiam nesses motores gráficos já devem receber os efeitos da nova API sem que seus desenvolvedores tenham que fazer trabalho específico de DirectX neles.

Roger
Roger #roger carvalho

As melhoes coisas da Net são proibidas ou ilegais!

, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil
Publicações em Destaque